Significado dos Sonhos

Sonhar com dente: possíveis interpretações

Muito mais comum do que a maior parte das pessoas pode imaginar, o ato de sonhar com dente representa uma série de significados distintos, a partir dos arquétipos mais tradicionais de interpretação dos sonhos.

Sonhar com dente envolve desde o crescimento de dentes, sua perda, sua quebra, ou dentes avulsos encontrados durante o sonho. Cada um deles possui um significado distinto e sua interpretação é razoavelmente uniforme para toda a sociedade.

Isso porque os dentes apresentam funções generalizáveis para quase todas as pessoas. Os dentes são parte essencial das funções mais básicas da humanidade, como mastigar e alimentar-se, mas também representam importantes funções estéticas socialmente convencionadas. Dentes bonitos são requisito social para considerar a beleza de alguém, por exemplo, o que o faz apresentar uma importante função frente à forma como a sociedade interpreta as pessoas.

Entenda quais são as possíveis interpretação de se sonhar com dente, em suas mais diferentes perspectivas:

Os dentes e as palavras

Não são raras as vezes em que os dentes representam o significado das coisas ditas. Assim como os dentes, as palavras saem de nossas bocas, e a metáfora pode indicar coisas importantes sobre sua relação.

Quando sonhamos que engolimos nossos próprios dentes, por exemplo, isso pode significar que você sente que engoliu suas próprias palavras – ou seja: o que foi dito virou-se contra você. Neste sentido, a representação é muito mais metafórica do que realista, e é possível que estes “dentes” engolidos nem mesmo sejam percebidos fora do lugar correto.

Dores durante o sono

Fugindo da interpretação altamente metafórica do tópico anterior, é possível que sonhar com dente esteja diretamente relacionado ao sentimento físico que você possui durante o sono. Muitas vezes, apertamos demais os maxilares enquanto dormimos, e isso pode ser sentido durante o sono. O mesmo pode ser dito a respeito de dores de dente, que podem refletir sentimentos durante os sonhos.

Sonhar com dente caindo

Sonhar com dente caindo, por sua vez, pode reunir uma série de significados distintos. Na verdade, este é um dos temas mais comuns em sonhos relacionados aos dentes, e sua amplitude de interpretações torna necessário considerar o contexto no qual você se insere durante a vida desperta.

Sonhar com dente caindo pode representar algum dos seguintes significados:

  • O medo do envelhecimento, tipicamente representado pela queda dos dentes com o passar do tempo;
  • O arrependimento de palavras ditas, em uma analogia semelhante à ideia de engolir os próprios dentes;
  • Insegurança em relação à sua aparência, especialmente frente a avaliações de interesses românticos presentes em sua vida;
  • Insegurança em relação ao que você tem a dizer;
  • Impotência, especialmente quando não sobra mais nenhum dente em sua boca, frente a situação nas quais é necessário mastigar ou sorrir;

Sonhar com dentista

Outra temática pertinente em relação aos sonhos com dentes, é a famigerada ida ao dentista. O dentista é a representação do cuidado com os dentes, e carrega a própria ideia de que eles serão devidamente cuidados e tratados.

Neste sentido, a imagem do dentista representa a imagem do guardião em relação às interpretações anteriores. Ele pode ser o responsável por retomar sua confiança, sua segurança e consertar as palavras ditas das quais você se arrepende.

Além disso, para muitas pessoas, o dentista pode representar um trauma ou medo. Neste caso, é necessário considerar se os dentes realmente apresentam um papel significativo no sonho, ou se é a imagem do dentista em si que adquire a maior importância em seu desenvolvimento.

Se você sonha que o dentista está atacando você durante a consulta, isso pode representar que você sente impotência em relação à sua influência. Em outras palavras, é a ideia de que alguém é capaz de controlar sua boca e, metaforicamente, suas palavras.