Significado dos Sonhos

Sonhar com dente podre: qual o significado?

Sonhar com dente podre é mais uma das variações entre os típicos problemas associados aos dentes nos sonhos. Os dentes possuem várias interpretações em nosso imaginário: indicam nossa saúde, nossa beleza e nosso status. Ao mesmo tempo, podem ser a representação de ideias e palavras, o que fornece uma série de análises diferentes a serem feitas.

A importância da imagem de dentes saudáveis

Socialmente falando, dentes saudáveis são praticamente um requisito universal a respeito de nossa aparência e aceitação. Há explicações genéticas e sociais para isso: no passado, um indivíduo com bons dentes era um indivíduo com capacidade de alimentar-se melhor e, portanto, com mais chances de sobreviver. Somos geneticamente predispostos a gostar de pessoas que tenham a capacidade de sobreviver por mais tempo, auxiliando a suprir nossas próprias necessidades.

De forma mais recente, a construção da necessidade estética de dentes saudáveis também é muito grande. Por consequência, gera-se uma grande pressão e ansiedade em relação a manter a saúde e a estética bucal em dia. Sonhar com dente podre, neste contexto, pode indicar as inseguranças e pressões que sofremos com este tipo de exigência social.

Reflexo de dores físicas nos dentes

Outra causa muito comum que leva alguém a sonhar com dente podre é a ideia de  dores físicas nos dentes. Enquanto dormimos, podemos apertar excessivamente nossos maxilares, termos algum machucado, ou simplesmente estarmos com os dentes excessivamente sensíveis.

Neste caso, é bastante natural que a dor física que sentimos nos dentes seja transportada para o sonho como uma outra forma de distúrbio, como terem caído, estarem podres ou termos machucado ele em algum situação, como um reflexo das influências do mundo desperto.

Resultado de discussões e brigas pesadas

É muito comum que nosso imaginário associe os dentes às palavras. Quando ofendemos alguém, quando contamos um segredo, quando brigamos ou simplesmente dizemos coisas muito duras, é natural que sonhemos com a ideia de que nossos dentes estão afetados.

Assim como as palavras, dentes estão em nossa boca. Diferentemente delas, no entanto, eles podem ser vistos e possuem um impacto visual. Por isso, podemos transportar as características associadas às palavras a uma representação visual em nossos dentes. Neste caso, sonhar com dente podre pode representar a forma como você enxerga as palavras das quais se arrepende.

Medo de passar vergonha em público

Uma das razões mais comuns para alguém sonhar com dente podre é a pressão relacionada à sua interação social, especialmente em frente a muitas e pessoas. O dente podre é, sem dúvidas, um motivo negativo pelo qual pessoas prestam atenção em você, e certamente não é a razão desejada para que isso aconteça.

Este tipo de sonho é especialmente comum para pessoas que tem muita vergonha ou ansiedade em relação a interações e exposições públicas, principalmente em períodos que antecedem algum evento em que ela saiba que estará exposta por alguma razão. Neste período que antecede o evento, também é comum sonhar com cabelos caindo, dentes quebrados e, até mesmo, chegar ao lugar completamente sem roupas.

Medo de frustrações românticas

Não é difícil considerar o motivo pelo qual sonhar com dente podre é um indicativo de medo de frustração romântica. Imagine-se em um encontro com alguém: em um certo momento, a pessoa sorri abertamente, e você percebe dentes podres ou faltando naquela pessoa. Se você é como a maior parte da população, as chances daquela pessoa beijar ter sucesso com você até o fim da noite são muito reduzidas.

Transportando essa situação para um sonho no qual é você tem que os dentes podres, a situação certamente representa uma ansiedade e negatividade em relação a uma situação romântica. Isso é especialmente verdade com pessoas que já tem algum encontro marcado, mas sentem-se inseguras em relação aos resultados.