Significado dos Sonhos

Sonhar com criança: o que quer dizer?

Sonhar com criança enquanto você dorme pode trazer uma série de significados distintos. Uma criança pode representar nosso próprio passado, assim como pode representar o futuro, em uma metáfora ao legado deixado, e seu possível crescimento com o passar dos anos.

Além disso, a criança é um criação que ainda precisa aprender, evoluir, crescer, ser nutrida e desenvolver-se. Em outras palavras, representa algo em construção, uma analogia ao que pode existir no futuro em relação a algum tipo de projeto atual.

Crianças são dependentes, e podem ser interpretadas de diferentes aspectos, na medida de sua própria crença sobre ela. Em outras palavras, pode representar aspectos positivos ou negativos de alguém, de acordo com sua simbologia em relação a crianças.

Entenda os possíveis significados de sonhar com criança, o que isso representa no imaginário popular, e possíveis formas de traduzir este sonho:

Os significados das crianças no imaginário

Sonhar com criança é, em grande medida, sonhar com a simbologia que uma criança representa em sua própria vida. Isso significa que o sentido do sonho está diretamente relacionado à maneira como você as enxerga.

Uma criança pode representar o início de uma nova vida ou projeto, assim como pode representar a inocência, a brincadeira, a falta de maturidade e a irresponsabilidade. Neste sentido, seu significado não é estrito – depende de como a criança age com os elementos em seu redor.

Uma criança pode ser interpretada não apenas em seus aspectos físicos, mas também com seu comportamento. Uma criança que não haja como tal, em um sonho, pode ser interpretada como algo distinto, pois a simples associação física não determina ser criança.

Sonhar com criança sob sua responsabilidade

Se você tem filhos, sabe o nível de responsabilidade que é ter uma criança sob seus cuidados. De forma simbológica, não é diferente. Precisar cuidar de uma criança é indicativo de responsabilidade, de cuidados necessários a serem executados. Em outras palavras, é uma forma de associar você a uma responsabilidade externa – possivelmente em analogia a algo que esteja acontecendo em sua vida.

Obviamente, a situação muda se a criança sonhada for, de fato, sua filha. Neste caso, trata-se de um elemento de seu cotidiano transportado para seu sonho, e a análise pode ser muito mais sutil.

Sonhar em si mesmo como uma criança

Sonhar que você volteu a ser uma criança pode sugerir que você sinta uma sobrecarga sobre suas responsabilidades diárias, e busque proteção, tranquilidade e menos compromissos. Essa é, afinal, a grande vantagem de ser uma criança: a falta de responsabilidades sobre a própria realidade.

Para além disso, no entanto, pode representar que você se sinta impotente ou muito inocente em relação ao que acontece ao redor. Isso é especialmente comum quando o sonho envolve elementos que tornam o fato de você voltar a ser criança impeditivo em relação à participação nas coisas que acontecem. Quando você é a criança, o mundo ao seu redor acontece a despeito de você – o que pode ser bom em relação às responsabilidades, mas pode ser ruim se você quer tomar decisões.

Sonhar com a morte de uma criança

Outra simbologia comum e bastante assustadora é sonhar que uma criança morreu. Embora seja triste e melancólica, essa imagem não necessariamente representa algo negativo. Na verdade, pode indicar que a sua etapa de inocência ou insegurança tenha morrido, dando espaço para algo novo.

Neste sentido, a morte da criança representa o nascer do adulto em seu interior. É especialmente comum qunado as pessoas enfrentam novos desafios e ainda não tem certeza se são capazes ou não de enfrentá-lo. Sonhar com criança, neste caso, representa a própria insegurança frente a estes desafios, e ao reconhecido processo de amadurecimento necessário para ultrapassar o problema de forma definitiva.