Significado dos Sonhos

Sonhar com concha do mar: o que significa?

Sonhar com concha do mar é uma situação de simbologia extremamente rica e significativa. Em primeiro lugar, é necessário considerar que uma concha faz parte de tudo aquilo que é produzido dentro do mar – e o mar é uma típica representação de nosso subconsciente, durante os sonhos.

Neste sentido, sonhar com concha do mar pode dizer respeito a aspectos sentimentais internos, mesmo que pareça algo alheio a você. Para além disso, as conchas podem ser interpretadas como símbolo de proteção, de refúgio e, até mesmo, de introspecção, a depender da forma como é apresentada no sonho.

Com base na profundidade possível de um sonho deste tipo, é absolutamente necessário relacionar o que significa sonhar com concha do mar aos eventos que acontecem durante o sonho e, principalmente, aos eventos recentes em sua vida. Só dessa maneira será possível interpretar corretamente o significado de seu sonho.

Representação de proteção

Sonhar com concha do mar é, para a maior parte das pessoas, a representação de uma proteção necessária ou sentida. Normalmente, essa proteção tem um caráter estritamente emocional, pois é trazido do mar.

Sair do mar, neste caso, significa que é algo interno a você – algo que pertence aos seus sentimentos. Portanto, a presença de uma concha significa que você sente estar protegida (o) em relação a certos perigos.

Quando, no sentido oposto, parece que todas as conchas do mar foram jogadas na areia, essa proteção deixou de existir, colocando você em uma situação de exposição e medo no que diz respeito aos riscos de sua vida emocional.

Reflexões sobre sua introspecção

Assim como a concha pode representar um contexto protetivo, no qual uma pessoa pode defender-se de certos ataques, sonhar com concha do mar também pode ser uma reflexão sobre os seus próprios sentimentos de introspecção.

Neste caso, a concha é uma forma de representar o quanto você busca se proteger do contato com outras pessoas, e o quanto isso pode ser prejudicial para você. Quando você está em um ambiente cercado de conchas e ninguém para interagir, essa pode ser uma demonstração do quanto esse comportamento introspectivo acabou isolando você.

Memórias e sentimentos que são revelados

Ao sonhar com concha do mar na praia ou em qualquer outro contexto, há a percepção óbvia de que aquela concha não está mais na água. Se ela protege sentimentos e memórias, torna-se evidente que a concha fora do mar revela no mundo terreno as questões que escondia nas profundezas de seu inconsciente até então.

Neste caso, há uma sugestão de que velhas memórias estão sendo trazidas para você. Por vezes, essas memórias são reveladas durante o próprio sonho, como uma espécie de recuperação de sentimentos passados.

Sonhar que você está procurando conchas no mar

Se, durante o seu sonho, você está procurando pelas conchas no mar, mas parece não conseguir encontra-las, é provável que você esteja em busca de proteção emocional, mas que não se sinta capaz de encontrar algo que ajude a proteger destes sentimentos negativos.

Se esse for o caso, é importante observar quem são as pessoas que ajudam ou atrapalham você em sua jornada, e onde (ou com quem) você finalmente acaba por encontrar as conchas.