Significado dos Sonhos

Sonhar com coelho: o que quer dizer?

Em nosso imaginário, sonhar com coelho pode estar relacionado a uma série de estímulos, pois coelhos são figuras relacionadas a diferentes representações. Desde que somos crianças, nossa exposição a coelhos envolve o animal propriamente dito, desenhos animados, personagens simbólicos, como o coelhinho da páscoa e uma série de outras referências que fazem o animal tornar-se um ícone bastante presente em nossas vidas.

Por isso, para interpretar o que você efetivamente imagina ao sonhar com coelho, é necessário considerar o contexto no qual está inserido e, sobretudo, quais são os acontecimentos atuais em sua vida, que podem ter levado a este sonho.

Confira as análises mais tradicionais do significado de sonhar com coelho:

Ícone de abundância

O coelho é um ícone muito tradicional da abundância. Se não forem controlados, um único casal de coelhos rapidamente converte-se em dezenas de animais. Por isso, é muito comum que pessoas sonhem com coelhos com essa referência, especialmente se elas possuem algum tipo de conhecimento sobre a questão de sua reprodução.

Representação de fertilidade

Uma das figuras mais típicas associadas aos coelhos é a ideia da fertilidade. Não à toa, o coelho é o símbolo da páscoa, que consiste na versão cristã do que antigamente era interpretado como o ritual da fertilidade. Nas versões atuais, que envolvem ovos de páscoa e confundem as festas pagãs com sua versão cristianizada da ressurreição, o coelho é o animal que traz os ovos – outra associação direta com fertilidade e reprodução.

Por isso, é possível que um coelho, em seus sonhos, represente fertilidade e gravidez. Muitas vezes, o coelho ocupa o lugar de uma criança, por exemplo, ou mostra que alguém terá um filho. Isso porque o animal é uma de nossas principais referências no que diz respeito à reprodução.

Símbolo da atividade sexual

Se o coelho é símbolo da fertilidade, não é nenhuma surpresa que também seja relacionado às atividades sexuais frequentes. Sonhar com coelho, a depender do contexto, pode fazer referência direta a essa imagem do animal, pois coelhos cruzam com muita facilidade e com muita agilidade.

Representação de atividade sexual frustrada e ejaculação precoce

Ao mesmo tempo em que podem representar a sexualidade como uma hábito frequente, se o ícone do coelho está relacionado a você ou a um parceira/parceira sexual, a má notícia é que é provável que isso não seja um elogio de seus inconsciente.

Embora sejam sexualmente muito ativos e altamente relacionados à ideia de reprodução, os coelhos não são especialmente conhecidos pela demonstração de prazer. Seu sexo é rápido, agitadíssimo e acaba em alguns poucos segundos. Pode-se relacionar, portanto, o animal à falta de resistência na cama, à ejaculação precoce e à insatisfação, por exemplo.

Símbolo de fragilidade e medo

Outra característica comum sobre os coelhos, é o fato de eles não serem especialmente associados à coragem e à força, no mundo animal. Pelo contrário, tendem a ser animais frágeis, assustados e sempre em fuga.

Não à toa, esse comportamento ocorre porque sempre são presas, na natureza. Em um sonho, onde não necessariamente existem animais caçando uns aos outros, um coelho pode simplesmente representar este comportamento arisco e amedrontado tipicamente associado ao animal.

Sonhar com coelho pode ser um símbolo de seu próprio medo e fragilidade, ou representar o comportamento de outra pessoa que você associe a essa forma de agir.

Memórias relacionadas à Páscoa

Uma forma um pouco menos frequente de sonhar com coelho, principalmente em relação a pessoas adultas, é a relação icônica deste animal com a páscoa. Neste sentido, o “coelhinho da páscoa” é uma representação máxima da data, bem como todas suas referências conjuntas, como ovos de chocolate, doces e cestas. É possível que seu sonho apenas represente memórias e expectativas relacionadas a essa data comemorativa.