Significado dos Sonhos

Sonhar com cocô: qual o significado?

Sonhar com cocô pode parecer uma temática um tanto quanto inusitada, mas a verdade é que trata-se de algo muito presente e natural em nossos sonhos. O imaginário popular em torno da ideia das fezes humanas é bastante significativo – associa-se várias coisas ruins em nossa vida às fezes e a todas as suas variações de nomenclaturas menos cordiais.

Exemplo disso é a expressão “mandar à merda”, que indica o desejo que alguém passe por algo ruim. Para além da imagética negativa e desagradável, há ainda o função biológica das fezes como o dejeto, aquilo que não é mais aproveitado pelo corpo.

Neste sentido, sonhar com cocô pode reunir tanto o seu caráter linguístico e imagético, de ser algo ruim, desagradável e fedorento, quanto sua perspectiva essencialmente fisiológica daquilo que é rejeitado e pouco desejável pelas pessoas.

Compreender qual o significado de sonhar com cocô para o seu caso específico envolve reunir as interpretações tradicionais sobre o assunto, explicadas a seguir, com as situações pelas quais sua vida passa na atualidade.

A eliminação de algo ruim

A função fisiológica das fezes nos seres vivos pode adquirir um caráter metafórico mas de função muito semelhante. Se as fezes são eliminadas de nosso corpo por representarem aquilo que não é necessário – as sobras do que é consumido e não possuem mais utilidade no organismo – sonhar com cocô pode representar a ideia de algo que não é mais necessário e precisa ser retirado de nossas emoções, sentimentos ou desejos.

Geralmente, este tipo de sonho ocorre com pessoas que passam por algum período de instabilidade emocional, como raiva, tristeza, inveja ou – até mesmo – ciúmes em seu relacionamento atual. Sonhar com cocô – especialmente com a ideia de estar fazendo cocô – representa seu reconhecimento de que é necessário livrar-se destes sentimentos ruins para seguir em frente com aquilo que é proveitoso em sua vida.

Lidar com fezes durante o sonho

Se você precisa literalmente lidar com fezes durante o sonho, é possível que isso indique que você sente estar fazendo todo o trabalho pesado, sujo ou desagradável em algum aspecto de sua vida – seja profissional ou pessoal.

Se você precisa limpar as fezes feitas por alguém ou algum animal, isso pode indicar que você está sempre resolvendo os problemas e erros alheios. Em outras palavras – aproveitando o imaginário popular e as diferentes nomenclaturas sobre as fezes – pode-se dizer que é a representação de que você está sempre “lidando com a cagada dos outros”.

Liberação de uma carga emocional

Se você costuma sonhar que precisa defecar mas tem dificuldade para encontrar um local, ou simplesmente parece estar sempre com prisão de ventre neste sonho, a despeito da vontade de fazer cocô, é possível que a representação mais fiel dessa situação seja a de que você sente ter “algo preso” dentro de você que precisa ser liberado o quanto antes.

Neste caso, a representação do cocô não vem do fato de ser um desejo ou algo desagradável, mas das situações pelas quais toda pessoa já passou de não conseguir liberar essa carga de dejetos. É algo comum para quem sente nutrir emoções ou desejos desagradáveis dos quais gostaria de livrar-se, mas não parece conseguir fazê-lo.

Representação de uma situação ruim

Quando o cocô no sonho é representado como um elemento presente em locais onde não deveria estar, é possível que a temática diga respeito ao quanto você considera essas situações desagradáveis.

Trata-se da representação de – quase literalmente – uma “situação de bosta” pela qual você precisa passar. Trata-se de um sonho especialmente comum na demonstração de ambientes de trabalho, reuniões, visitas ou locais que você frequenta contra a sua vontade. Em alguns casos, também é possível que este tipo de “presença fecal” aconteça em torno de pessoas que você considere igualmente desagradáveis.