Significado dos Sonhos

Sonhar com cobra de estimação: o que quer dizer?

Sonhar com cobra de estimação não é uma temática exatamente comum para a maior parte das pessoas, mas nas ocasiões em que ocorre, tende a ser muito representativa. Cobras são, ao mesmo tempo, extremamente simbólicas e muito marcantes – o que torna sua presença em um sonho bastante importante para entender o atual estado emocional pelo qual sua vida passa.

Ao interpretar o significado de sonhar com cobra de estimação, optamos por partir da ideia de que você não desejaria ter um animal deste tipo, pois sua simbologia básica envolve a cobra como um ser traiçoeiro e assustador. Se você gosta do réptil como um animal doméstico, a interpretação tende a ser bastante diferente – neste caso, aproxima-se muito mais dos significados comuns de animais de estimação.

A grande maioria das pessoas interpreta cobras como um animal pouco amistoso e – em geral – uma presença pouco desejável nas proximidades. Não à toa, vários psicanalistas estudaram a simbologia deste animal nos sonhos ao longo de suas carreiras. Isso permite uma quantidade bastante rica de informações e significados para tentar compreender este tipo de sonho:

Sonhar com cobra de estimação na perspectiva Freudiana

Como é de se imaginar, o psicanalista Sigmund Freud enxergava uma simbologia fálica na representação de cobras durante os sonhos. Dessa forma, trata-se de uma representação de figuras masculinas – geralmente, aquelas que você considera mais ameaçadoras, da mesma forma como uma cobra pode ser ameaçadora.

Neste sentido, sonhar com cobra de estimação pode ser uma representação de uma figura masculina que ameaça você e que esteja convivendo dentro de seu núcleo familiar – simbolizado através do fato de ser um animal de estimação. Pode ser a representação de alguém ameaçador que parece viver em perfeita harmonia doméstica, até o ponto em que ataca você.

Sonhar com cobra de estimação na perspectiva Jungiana

Carl Jung, por sua vez, considerava que a aparição de cobras durante os sonhos era uma simbologia da transformação e da mudança. O motivo é óbvio: o processo de troca de pele pelo qual as cobras passam periodicamente, demonstrando uma mudança importante em sua maneira de se representar para o mundo.

Em outras palavras, sonhar com cobra de estimação pode representar as mudanças que ocorrem em seu seio familiar. Trata-se de um sonho bastante comum para quem vivencia a chegada de novos membros em sua família, para quem perde familiares ou para quem passa por transformações na dinâmica doméstica.

Sugestão de pessoas traiçoeiras por perto

Outra representação bastante tradicional da imagética de cobras é a ideia de representarem seres absolutamente traiçoeiros e perigosos para as pessoas ao seu redor. O fato de essa cobra viver em seu ambiente doméstico, como um animal de estimação, indica que o risco parece viver perto de você, sem declarar-se como um perigo iminente.

Isso pode representar o potencial que as pessoas ao seu redor possuem de prejudicar você, mesmo que ainda não o façam. Muitas vezes, este tipo de sonho trata sobre o receio que você tem de sofrer com uma traição.

Medo ou desconforto de estar em sua própria casa

Assim como nos casos anteriores, sonhar com cobra de estimação representa uma situação extremamente delicada para qualquer pessoa: o medo de estar dentro da própria casa. Nestes casos, sonhar com cobra de estimação representa um constante risco de ter um ser potencialmente perigoso vivendo pacificamente.

Mesmo que a pessoa representada por essa cobra nunca tenha feito mal a ninguém, ela é reconhecidamente perigosa, podendo gerar um desconforto constante em função de sua apreensão de que – eventualmente – a pessoa em questão revelará sua natureza traiçoeira. Trata-se de um sonho especialmente comum para quem se sente cada vez menos à vontade dentro de sua própria residência.