Significado dos Sonhos

Sonhar com clube: qual o significado?

Sonhar com clube provavelmente não está entre as temáticas mais frequentes, no que diz respeito ao tipo de situação geralmente trazida em sonhos para nosso imaginário. Quando um sonho que envolve clubes, no entanto, torna-se relevante, sua simbologia é muito interessante no âmbito das análises e atribuições de significados.

De forma geral, sonhar com clube remonta as perspectivas tradicionalmente atribuídas à ideia de um clube: trata-se de uma elaboração de exclusividade de um certo grupo, dentro de um certo contexto social. Os participantes de um clube devem ser aceitos, tornando-se membros de um contexto específico, com vantagens próprias.

Neste sentido, é comum que sonhar com clube faça referência direta à ideia de pertencer, chegar a algum lugar, ou ser aceito. Exatamente por isso, tende a ser um sonho mais frequente para pessoas que passam por algum momento de teste na vida – sobretudo dando espaço para aceitação ou rejeição.

Obviamente, a correta interpretação deste tipo de sonho exige que a pessoa contextualize as possíveis explicações de seu sonho ao tipo de situação pela qual sua vida passa. Por isso, utilize as interpretações a seguir para avaliar quais significados são mais adequados para a sua própria situação de vida:

Sensação de pertencimento

Para a maior parte das pessoas, sonhar com clube é um tipo de temática intimamente ligada com a ideia de pertencimento a um local desejado. Um clube é uma reunião de pessoas com um certo interesse, e só são aceitas aquelas pessoas que se encaixam nessa proposta.

Fazer parte de um clube, nos sonhos, demonstra que você sente pertencer ao contexto imaginado. Fazer parte de um clube, mas não se sentir à vontade, por outro lado, pode demonstrar que você sabe não pertencer verdadeiramente ao contexto onde vive.

Sensação de exclusão

Se, por um lado, sonhar com clube, é uma referência direta ao pertencimento, sonhar que você quer fazer parte de um, mas não consegue aceitação, tende a indicar exatamente o oposto. Neste caso, trata-se de uma temática relacionada à exclusão.

É um tipo de sonho bastante frequente para pessoas que sentem um certo medo de não terem a aceitação que desejam, nos meios onde convivem. Em outras palavras, é uma clara representação da insegurança no que diz respeito aos assuntos relacionados à sociabilidade.

Demonstração de prosperidade

Ao longo da história, desenvolveu-se a perspectiva de que os clubes representam um certo sucesso financeiro, pois boa parte deles exige um alto valor para associação e manutenção das mensalidades. Especialmente em um país de desenvolvimento recente, como é o caso do Brasil, a criação de clubes era a maneira de selecionar artificialmente o convívio de certos grupos sociais, tornando os clubes os pontos de encontro da “alta sociedade” de cada local.

Se você vem de um contexto onde este tipo de instituição ainda representa a prosperidade e o sucesso financeiro, é possível que sonhar com clube demonstre um bom momento da sua vida profissional, ou de status financeiro de alguma pessoa que você conheça.

Desejo de alcançar algo distante de sua realidade

No imaginário popular – em grande parte, com a contribuição da cultura cinematográfica – os clubes são locais onde todo tipo de excentricidade acontece. Não são poucas as referências de grandiosos e luxuosos clubes de golfe ou de outras atividades tipicamente relacionadas à elite financeira.

Por isso, é possível que o clube seja uma representação da realidade distante, de algo que precisa ser atingido a partir de um grande distanciamento do ponto onde você está agora. Pode ser uma referência, em outras palavras, aos seus objetivos de longo prazo. Na maior parte das vezes, é necessário considerar que estes objetivos apresentam um caráter essencialmente financeiro, em função do tipo de atribuição típica dos clubes.