Significado dos Sonhos

Sonhar com cigarro: o que quer dizer?

Sonhar com cigarro pode ter uma série de interpretações distintas. Entre os vários símbolos bastante presentes no imaginário popular, é possível que o cigarro esteja entre o mais polarizador em relação às visões que o cercam.

Obviamente, é quase unânime a perspectiva de que o cigarro faz mal para o organismo, e essa é uma visão comum a praticamente todas as pessoas. Por outro lado, enquanto muitos consideram algo repulsivo que deve ser afastado, várias outras pessoas enxergam, no cigarro, um prazer fugaz, um indicativo de reconforto, de descanso ou, até mesmo, um símbolo de sua própria fraqueza.

Por isso, o primeiro passo para entender o que significa sonhar com cigarro é analisar a sua perspectiva a respeito do item, o que ele significa a você, e como você reagiu a ele durante o sonho. Embora seja mais comum que pessoas fumantes sonhem com essa temática, é perfeitamente possível que sonhar com cigarro acontece para quem tem aversão ou simplesmente não se importa com ele.

A partir desta análise pessoal, é possível considerar as principais interpretações geralmente associadas ao assunto:

Representação de descanso

Para quem tem o hábito de fumar, sonhar com cigarro pode ser uma representação de descanso, especialmente se a pessoa utiliza este artifício para realizar a famosa pausa para o cigarro, durante o trabalho.

Quem nutre este hábito geralmente organiza suas tarefas com pausas programadas que servem não apenas para fumar, mas também para relaxar um pouco e quebrar o ritmo atarefado do dia a dia. Muitas vezes, aliás, essa associação com pausar algo desgastante torna o hábito muito difícil de ser rompido.

Indicativo de um hábito nocivo ou um vício

Muitas vezes, sonhar com cigarro é apenas uma referência a um dos mais icônicos vícios aparentes na sociedade. Isso ocorre porque, diferentemente de outros hábitos de compulsão, o tabagismo é sempre exposto. Pessoas que fumam não costumam o fazer escondido, e é muito mais frequente cruzarmos por pessoas fumando um cigarro do que carregando um copo de bebida na rua ou no trabalho, por exemplo.

Desta forma, o imaginário popular rapidamente adota o tabagismo como o exemplo mais icônico de um hábito viciado. No sonho, no entanto, ele pode dizer respeito a uma compulsão de outras origens, como a alimentar, vícios em outras drogas, infidelidade e, até mesmo, outros tipos de abuso.

Representação da pressão, do nervosismo

Se para muitas pessoas o cigarro representa a situação do descanso, várias outras enxergam o momento de descontar o ápice do nervosismo. Para quem utiliza o produto como uma forma de suprimir a ansiedade, sonhar com cigarro indica que você está em uma situação de grande fragilidade emocional, o que – consequentemente – indica que sua vida está em um momento complicado. Este sonho não é sobre o cigarro em si, mas sobre as situações que tipicamente levam ao seu consumo, sugerindo que você está passando por elas com muita frequência.

Reconforto emocional

Quimicamente falando, o cigarro é, ao mesmo tempo, um estimulante e um depressivo. Ele gera uma sensação estimulante e imediatamente a acalma com seu efeito depressivo. O resultado disso é a sensação de conforto rápido e imediato.

Por isso, quem fuma pode sonhar com o cigarro como um indicativo de reconforto emocional, como uma busca pela recuperação de sua calma em certos momentos complicados da vida.

Nostalgia

Para as muitas pessoas que foram fumantes durante um período da vida e acabaram largando o hábito, sonhar com cigarro pode ter uma relação direta com a sensação de nostalgia, ou até mesmo de entregar-se aos desejos.

Este tipo de sonho é especialmente comum para aqueles que passam por períodos de grande estresse, ou que sentem abrir mão de muita coisa em função de seus valores e crenças. Neste caso, fumar um cigarro é aceitar suas próprias vontades e permitir que elas sejam finalmente realizadas.