Significado dos Sonhos

Sonhar com chuva: qual o significado?

O ato de sonhar com chuva geralmente indica características um pouco mais amplas a respeito do estado emocional de alguém. Via de regra, a chuva é um indicativo comum do tom do geral das emoções de um certo sonho.

Neste sentido, sonhar com chuva pode ter um diferente significa a depender da intensidade, da existência de raios e trovões, de ventanias e da luminosidade. Depende, também, de como a pessoa interpreta a chuva em sua rotina. Para muitos, um tempo chuvoso pode trazer boas memórias, por exemplo.

Por isso, é importante correlacionar a chuva com os próprios sentimentos de quem sonha, para evitar uma interpretação equivocada. Confira as possíveis interpretações de sonhar com chuva, e quais os caminhos mais fáceis de se chegar a uma conclusão:

Interpretações comuns de se sonhar com chuva

A menos que a pessoas tenha uma referência distinta sobre o tempo fechado, sonhar com chuva, tempestade e tempos escuros pode representar melancolia, tristeza e sinais de depressão, quando muito frequente. Por outro lado, pode significar o processo de liberação de energias e emoções negativas, bem como uma metáfora para que esses sentimentos ruins estejam sendo limpados.

A intensidade também é relevante: chuvas leves e rápidas podem ser interpretadas como um estado passageiro destas emoções negativas. Chuvas cheias de trovões, raios e ventanias, por outro lado, podem demonstrar a liberação de raiva e outros sentimentos que estejam reprimidos. É necessário, no entanto, dar atenção a outras simbologias de raios e trovões: eles podem estar chamando a atenção para elementos obscurecidos, que precisam ser observados.

A sua posição em relação à chuva também é significativa: pessoas que estão em algum lugar protegido da chuva a assistindo podem estar representando o sentimento de proteção em relação a esses sentimentos, ou a incapacidade de vivê-los de forma intensa, colocando-se em uma bolha onde a “tempestade” não chega.

Quem está na chuva, no entanto, pode interpretar estar vivendo todos aqueles sentimentos. Quando essa presença na chuva é desagradável, isso pode significar estresse ou desespero, especialmente quando você busca abrigo mas não o encontra, durante o sonho.

Do início ao fim dos tempos ruins

Uma das dificuldades de se interpretar o ato de sonhar com chuva é a ideia de que o sonho pode representar um contexto muito amplo. Por um lado, pode significar o início de um ciclo tempestuoso, que a pessoa nem tem consciência de estar vivendo. Por outro, pode representar o momento em que estes sentimentos ruins estão sendo “lavados” através da chuva.

Por isso, a interpretação exige que você correlacione as características do sonho ao momento atual de sua vida. Pode ser, até mesmo, doloroso – mas é exatamente para este tipo de situação que a interpretação de sonhos existe.

Sonhar com chuva e elementos tradicionais dela

Além da chuva, é comum que outros elementos tradicionais dela estejam incluídos no sonho. Eles também costumam ter sua simbologia própria:

Sonhar com o arco-íris

Sonhar com o arco-íris geralmente está associado à ideia de que no fim dele existe algo de bom, e que ele representa algo belo e agradável durante uma tempestade. Dessa forma, geralmente indica a existência de esperança em seu conjunto de sentimentos.

Sonhar com um guarda-chuva

Se você está em uma tempestade e tem uma guarda-chuva, isso significa que você não está completamente desamparado nessa situação. Em geral, interpreta-se como a ideia de que você ainda está com suas emoções sob controle, e é capaz de seguir em frente a despeito da chuva.

Essa mesma interpretação é válida para outros tipos de proteções contra o clima, como capas de chuva, casacos e etc. É necessário dar atenção, no entanto, ao uso destes elementos. Se você não consegue utilizar, ou se fatores externos logo quebram esses recursos, eles também podem apontar uma certa desesperança.