Significado dos Sonhos

Sonhar com chuva dentro de casa: qual o significado?

Sonhar com chuva dentro de casa é uma clara manifestação de algo ruim – possivelmente de origem emocional – acontecendo dentro daquilo que deveria ser o ambiente no qual você se sente mais seguro.

Há, neste tipo de sonho, dois aspectos centrais a serem levados em consideração. O primeiro é a tradicional perspectiva da chuva. O clima e, sobretudo, a água são representações muito características de nosso estado emocional atual.

A casa, por sua vez, reflete a ideia de proteção, intimidade, vida pessoal. Ao sonhar com chuva dentro de casa, é normal que a principal interpretação sobre o assunto diga respeito ao quanto você sente que sua vida sentimental acaba por atrapalhar sua vida pessoal, e de que maneiras essa manifestação é refletida em sua vida atual.

As principais interpretações para a ideia de sonhar com chuva dentro de casa são:

Sentimentos negativos em sua vida pessoal

Se a sua casa representa sua vida pessoal, sua intimidade, é lógico assumir que sonhar com chuva dentro de casa representa a influência destes aspectos emocionais significativos agindo diretamente sobre a sua vida.

Em geral, associa-se essas emoções com perspectivas negativas. Sob essa ótica, é necessário dizer que uma chuva nem sempre indica emoções ruins – o fato de ela entrar em sua casa, no entanto, sugere que sua influência é indesejada em sua vida atual, sugerindo que se trata de algo negativo, atualmente.

Sensação de perda de um parente querido

Um cenário bastante comum para sonhar com chuva dentro de casa ocorre quando uma pessoa recém perdeu um parente que seja querido e respeitado por ela. A imagem da própria casa (ou da casa da pessoa que faleceu) representa a familiaridade, a intimidade com essa pessoa.

A chuva, por sua vez, demonstra a ideia de “lavar”, de “levar embora” a presença daquela pessoa de sua vida. Mais do que isso, a presença da chuva indica o quanto você nutre sentimentos bons em relação a essa pessoa, sugerindo quanta falta ela fará em sua vida.

Falta de proteção onde ela deveria existir

Sua própria casa deveria gerar uma associação imediata com a ideia de proteção, segurança. É dentro de casa onde nossa intimidade está segura, e onde deveríamos estar confortáveis mesmo em momentos de ameaças externas. Quando a chuva afeta o interior de sua casa, durante o sonho, é provável que você esteja passando por um momento de grande segurança emocional em sua vida.

Sensação de que suas emoções afetam muito a vida familiar

Sonhar com chuva dentro de casa sugere que as suas emoções, representadas pela água, estão afetando suas relações familiares. É importante observar, neste sonho, quem são as pessoas afetadas pela chuva, e em que intensidade a chuva afeta elas.

Sonhar que uma tempestade está destruindo a casa

Quando a chuva é responsável por danos muito significativos, é provável que o seu sonho esteja alertando você sobre o quanto suas emoções são destrutivas, especialmente no que diz respeito aos seus relacionamentos. O alerta deve ser interpretado como um aviso de que você precisa agir antes que a destruição seja irreversível em seus relacionamentos.