Significado dos Sonhos

Sonhar com casas: o que quer dizer?

Nas metáforas que são desenvolvidas enquanto dormimos, sonhar com casas é algo bastante representativo. Em geral, uma casa é a representação de nós mesmos, das pessoas que moram nelas ou, até mesmo, a representação de proteção, família e camada exterior que protege as pessoas do mundo que a cerca.

A ideia de sonhar com casas – no plural – representa a multiplicidade dessas características. Pode parecer óbvio, mas a profundidade dessa metáfora pode ir muito longe: se você considerar várias casas diferentes nas quais se sente confortável, durante um sonho, pode estar passando por um conflito de escolhas importantes em sua vida.

Da mesma maneira, passar por várias casas mas não encontrar a sua própria pode representar que você não se sente confortável com o desenvolvimento atual de sua vida, por exemplo. Além disso, várias outras representações como fugir de casas, vandalizar construções ou perceber casas depredadas são bastante icônicas em vários aspectos.

Neste sentido, é importante alinhar os significados tipicamente atribuídos a este tipo de sonho ao contexto pelo qual sua vida passa e, sobretudo, ao que você associa as casas que participam do seu sonho.

Sonhar que não consegue encontrar sua casa

Se você simplesmente parece não conseguir encontrar sua própria residência, passando por vários locais distintos e nunca chegando onde deseja, é possível que você esteja percebendo não se sentir em casa em local nenhum em sua vida desperta.

Em um perspectiva metafórica, isso indica que as mudanças em sua vida fizeram com que seu contexto atual de vida não combine mais com sua personalidade. Trata-se de um aviso do subconsciente de que algo precisa ser feito para que você volte a sentir a completude e a segurança em algum local.

Sonhar com casas depredadas

Se as casas representam a intimidade e a segurança, sonhar com casas destruídas ou depredadas representam o quanto esses valores parecem decaídos em sua vida. É um tipo de sonho comum por quem passa por problemas de insegurança, ou problemas de relacionamento familiar.

Se as casas destruídas são de outras pessoas que você conhece, é possível que perceba que essas pessoas estão passando por momento complicados em suas vidas.

Sonhar que está depredando casas

Se você é a pessoa quem ataca essas casas, torna-se óbvio que – seguindo a mesma lógica do tópico anterior – você sente um incômodo em relação ao que deveria representar a segurança, a intimidade.

É possível que você esteja passando por sérios conflitos internos ou, ainda, que o local de onde deveria receber a sensação de segurança parece ameaçador para você, a ponto de querer atacá-lo.

Sonhar com casas nas quais você já morou

Na maior parte das vezes, sonhar com casas nas quais você já morou é um exercício da nostalgia que muito comumente atinge as pessoas de todas as idades. Isso não significa, é claro, que você necessariamente queira morar nessas residências.

É muito mais provável que a casa em questão reflita o período da sua vida durante o qual você morava nela. Neste sentido, trata-se da saudade de um tempo que pode ter sido mais tranquilo, sem tantas pressões, ou simplesmente mais feliz.

Estar na casa de outra pessoa

Se as casas com as quais você sonha são conhecidas, mas pertencem a outra pessoa que você conhece, é possível que essa seja uma percepção sua sobre aspectos da vida dessa pessoa (muitas vezes, relacionados a você).

Se você se sente à vontade ou sente segurança nessa residência, é possível que seja uma referência ao quanto você se sente bem com essa pessoa por perto de você. O contrário, é claro, também pode ser interpretado em uma situação inversa.

Os sentimentos nutridos em relação à situação deste domicílio provavelmente representam como você se sente em relação à pessoa, de forma geral. Por isso, é especialmente importante dar atenção aos sonhos em que você se sente extremamente desconfortável sem razão aparente: pode ser um aviso sobre algum risco que você ainda nem percebeu conscientemente.