Significado dos Sonhos

Sonhar com casa roubada: qual o significado?

Sonhar com casa roubada é uma temática tipicamente associada à ideia de violência no âmbito mais pessoal que se pode imaginar.

Pode até mesmo parecer um contrassenso que sonhar com casa roubada tenha uma característica mais intimista do que sonhar com um roubo a mão armada, por exemplo, mas a verdade é que – nos sonhos – nossa casa representa nossa proteção em relação ao mundo exterior. Trata-se daquilo que protege nossa intimidade e nosso núcleo familiar.

Neste sentido, sonhar com casa roubada, é sonhar com a violação, a violência contra este ambiente supostamente seguro que deveria ser a última barreira de entrada do mundo exterior. Com base nessa perspectiva inicial, pode-se interpretar a ide de sonhar com casa roubada das seguintes maneiras:

Intimidade violada

Como mencionado na introdução deste artigo, nossa casa representa nossa própria intimidade. Nela fazemos tudo aquilo que existe de mais privado e próprio, com o conforto de vivermos em absoluta segurança.

Por isso, sonhar com casa roubada é sonhar que o lugar de segurança e tranquilidade foi invadido por um agente externo com o desejo de prejudicar e cometer injustiças. Quando somos roubados na rua, por exemplo, entende-se a metáfora de injustiça e violência de forma direta. Quando o roubo acontece dentro de nossa própria casa, essa violência ocorre no interior daquilo que deveria ser o ponto intocável de nossas vidas.

Ter este tipo de sonho pode indicar que você sente que existem pessoas se metendo demais em sua vida, ou – ainda pior – que pessoas com acesso a partes muito íntimas de sua vida estão prejudicando você.

Sensação de que sua intimidade está sendo exposta

Muitas vezes, sonhar com casa roubada é apenas um pretexto para uma consequência igualmente desagradável. É o caso do sonho muito comum de que uma janela, porta ou – até mesmo – parede de sua casa foi destruída para que o ladrão pudesse entrar.

Neste caso, sua casa passar a ficar imediatamente exposta para todos aqueles que estiverem passando pela frente do local. Trata-se da sensação de exposição excessiva, da ideia de que – em função de circunstâncias externas a você – sua vida passou a ser algo muito mais exposto do que você gostaria que fosse.

Obrigatoriedade de ter que conviver com fatos que você não gosta

O roubo de uma casa nunca é, obviamente, algo consensual. É algo imposto, uma violência que acontece contra a vontade dos habitantes daquela residência, que acaba por afetar o local que deveria ser mais privado em sua vida.

Exatamente por isso, pode ser uma referência direta à ideia de injustiças que obrigam você a introduzir coisas que não gostaria em sua vida. Exemplificando, é um tipo de sonho comum para quem recebeu um novo colega de trabalho que é extremamente desagradável, mas nada pode ser feito. Em função dessa circunstância externa a você, algo em sua vida passará a ser muito pior, afetando como você se sente.

Sensação de não estar confortável em sua própria casa

Se você recorrentemente sonhar com roubo em sua casa, é possível que esse seja um indicativo que você não sente segurança ou conforto no local onde esses sentimentos deveriam atingir o nível mais alto.

Trata-se, em outras palavras, da ilustração de que você considera sua própria casa um ambiente inóspito para você, como um alerta subconsciente de que algo precisa ser feito para mudar tal situação.

Sonhar que outra pessoa teve a casa roubada

Se você sonhar que a casa de outra pessoa foi roubada, é possível que essa seja uma representação de que aquela pessoa passa por dificuldades no âmbito familiar. Neste caso, o sonho funciona como uma espécie de aviso de que talvez você deva ajudar aquela pessoa que pode estar passando por problemas.