Significado dos Sonhos

Sonhar com casa: o que significa?

Ao sonhar com casa, seja a sua casa ou a de outra pessoa, você pode estar incluindo uma série de símbolos muito relevantes para compreender seu atual estado emocional. Na verdade, sonhar com casa é, tradicionalmente, uma simbologia para seu próprio corpo.

Quando estamos acordados, nossa casa é onde nosso corpo reside. Quando estamos dormindo, o corpo é a casa de nossa consciência, pois é nele que ela reside. Neste sentido, uma residência pode adquirir este caráter bastante significativo a respeito de nós próprias.

Além disso, é claro, você pode sonhar com casa em sentidos muito distintos: retomando memórias nostálgicas, alimentando desejos ou, até mesmo, indicando fardos. Tudo depende da casa, do contexto e do seu atual estado emocional, para realizar uma interpretação precisa do que realmente ela indica para você.

Entenda algumas das principais interpretações de se sonhar com casa, e qual pode ser o significado deste sonho em sua vida:

Sonhar com casa de diferentes andares

Quando você sonha com uma casa desconhecida de vários andares, ou quando sua própria casa possuir andares distintos, dê atenção aos andares e peças nas quais você se encontra. Em geral, compreendemos que atividades intelectuais e emoções estão em andares superiores, enquanto as atividades cotidianas estão no andar de baixo.

Essa distribuição costuma ser semelhante até mesmo em casas reais: os quartos ficam nos andares de cima, enquanto a cozinha e peças menos íntimas são mais acessíveis. Por isso, dê atenção ao que acontece em cada um destes andares e, sobretudo, em que tipo de peça as coisas acontecem.

Por vezes, você pode sonhar com as peças em locais invertidos, o que pode sugerir que suas emoções não estão devidamente organizadas, por exemplo. Essa é uma simbologia bastante frequente, pois nossas casas possuem uma organização muito clara em nosso consciente, e sua subversão é marcante.

Limpando uma casa bagunçada

Este é outro sonho muito significativo em um viés simbológico. Se nossa casa pode representar nosso corpo, nossa vida ou outros locais e instituições nos quais somos abrigados, o fato de ela estar bagunçada significa que nossas emoções ou prioridades também estão.

Se você está limpando essa casa, significa que reconhece a necessidade de reorganizar tudo em seu lugar. Se a situação é caótica e você simplesmente não consegue dar um um jeito de resolver o problema, isso pode indicar que você precisa de ajuda, e sente uma sobrecarga sobre suas responsabilidades, ao ponto de chegar em toda essa “confusão”.

Procurando algo na casa

Outro arquétipo comum ao sonhar com casa, é a ideia de estar procurando por algo. A casa é onde nossas coisas estão, e a casa, nos sonhos, também pode abrigar sentimentos, memórias e atitudes.

O fato de você estar procurando por algo, pode indicar que você sente falta de algum tipo de emoção, significado ou, até mesmo, de alguém próximo. Para interpretar essa questão corretamente, é necessário questionar-se sobre o que você mais sente falta em sua vida atual.

Mudanças na casa

Ao sonhar com casa, você pode sonhar que ela está devidamente organizada, ou que precisa de reparos ou mudanças. Se perceber algo de errado, ela possivelmente representa seu corpo físico ou os aspectos mais individuais de sua vida.

Quando você realiza mudanças na casa, isso significa que você entende que precisa fazer mudanças em sua vida, em qualquer que seja o aspecto. Se, por outro lado, algo precisa ser arrumado dentro dela, tente lembrar se a coisa a ser reparada era evidente, ou você estava em busca dela. Isso representará bastante sobre a sua própria vida.

Estar na casa de alguém

Quando você está na casa de alguém, isso possivelmente indica algo sobre o seu relacionamento com essa pessoa. Neste sentido, as interpretações anteriores podem ser aplicadas à intimidade da vida desta pessoa que é dona da casa.