Significado dos Sonhos

Sonhar com casa nova: o que significa?

Sonhar com casa nova é o tipo de imaginário rico em significado que geralmente pode ser interpretado de maneira bastante assertiva a respeito da realidade de uma certa pessoa. Isso ocorre porque a ideia de mudar de casa raramente surge em um momento de calmaria ou de poucas transições na vida de alguém. Pelo contrário: a casa simboliza nosso corpo, nossa família e, não raras vezes, até mesmo nossas memórias.

Por isso, sonhar com casa nova tende a ser um reflexo importante da forma como nos sentimos, na atualidade. Obviamente, estes sonhos não precisam ter uma interpretação literal com o significado de moradia – pode-se enxergar no conceito de casa uma série de representações que são diretamente ligadas ao núcleo de nossa personalidade e existência.

Entenda quais são as possíveis interpretações de sonhar com casa nova, e como essas análises tradicionais podem se encaixar com aquilo que efetivamente ocorre em sua vida, no momento:

Simbologia para novos amigos, família ou memórias

Tradicionalmente, a interpretação de uma casa é ligada ao que nos é familiar, confortável e parte do que consideramos de mais íntimo a nossa respeito. Neste sentido, sonhar com casa nova pode indicar a formação de novos aspectos íntimos em nossa personalidade.

Quem está encontrando um novo grupo de amigos ou passa a fazer parte de uma família de maneira súbita pode encontrar uma representação metafórica disso na ideia de estar trocando de residência – ou seja, desenvolvendo uma nova intimidade.

Mudanças física em seu corpo

Outra interpretação bastante tradicional de casas em nossos sonhos é a ideia de que a sua casa representa o seu corpo. Trata-se de algo físico que protege todas as suas intimidades do mundo exterior – uma funcionalidade metaforicamente idêntica ao nosso corpo.

Por isso, este é um sonho comum para quem recém passou por dietas ou cirurgias recentes, por exemplo. Nestes casos, a ideia de ter um corpo diferente relaciona-se com a ideia de trocar, metaforicamente, de casa.

Representação de recomeços

Um dos motivos mais típicos para sonhar com casa nova é a passagem por algum recomeço em sua vida. Nestes casos, pessoas que passa por alguma transição relevante em sua vida tendem a compreender essa troca através da simbologia de uma nova casa.

Sendo a casa o lugar onde está nosso conforto, nosso íntimo e a nossa “base” para todas as ações de nossa rotina, trocar de casa indica um novo local de onde partimos para isso. Geralmente, a mudança de casa durante os sonhos está relacionada com mudanças significativas, como trocar de cidade, trocar de emprego ou, até mesmo, iniciar ou terminar um relacionamento.

Mudança de crenças ou perspectivas

Se nossa casa representa aquilo que guarda o que existe de mais íntimo e não é visto pelo mundo externo, certamente é nela que residem nossas crenças, ideias e anseios. É nela que protegemos aquilo que existe de valor individual, e certamente as coisas nas quais acreditamos estão entre elas.

Exatamente por isso, é comum que em momentos nos quais você apresenta algum tipo de mudança ideológica ou de pensamento, é possível sonhar com casa nova como um indicativo de que o lugar onde você se sente seguro não é mais o mesmo.

Simbologia para a fuga em relação a algo

Outro motivo recorrente para este tipo de sonho está relacionado à ideia de que se a casa de alguém é a fortaleza que protege essa pessoa, quando este local está em risco é necessário encontrar uma outra casa.

Neste cenário, sonhar com casa nova indica que você sente insegurança em relação a algo e precisa se proteger melhor. Estes sonhos geralmente acontecem em cenários de perseguição ou de transição sigilosa para esconder-se de algum medo.