Significado dos Sonhos

Sonhar com casa caindo: o que significa?

As possíveis interpretações se você sonhar com casa caindo se relacionam à simbologia que a casa tem em nossas mentes. Isso porquê a casa é um símbolo clássico de segurança e estabilidade. Nesse sentido, sonhar com casa caindo pode remeter à ideia de insegurança, ou seja, você pode estar se sentindo desprotegido por algum motivo.

Paralelamente, uma casa também pode simbolizar nós mesmos: cada cômodo da casa simboliza uma parte de nós. Por isso, se sonhar com casa caindo isso pode indicar que partes de você precisam de certo reparo e manutenção. Se você sonhar que estava dentro da casa enquanto ela caía, isso indica que há muita pressão sobre você. Por fim, ainda é possível que a casa seja de outra pessoa, o que te remete à ideia de que você deve ajudar essa pessoa no mundo físico. Vamos analisar cada uma dessas possibilidades.

Ideia de insegurança

Como já citado, nossa casa é sempre o maior símbolo de segurança para nosso subconsciente. Portanto, se você sonhar com casa caindo e esta casa for a sua, sua mente está sentindo-se insegurança. Essa insegurança pode ter motivos variados, como por exemplo mudanças pelas quais você tenha passado. Seja qual for a origem, o importante é saber trabalhar essa insegurança.

Portanto, procure ver dentro do mundo físico qual motivo te levou a sonhar com casa caindo e, consequentemente, o que te deixou inseguro. Ache esse motivo e procure compreendê-lo e analisá-lo. Enfrente seus medos e suas inseguranças, pois se a casa caiu em seus sonhos, não necessariamente ela cairá no mundo físico: tudo depende de você.

Necessidade de manutenção e cuidado

Por outro lado, é muito comum vermos interpretações que apontam que sonhar com casas simboliza o próprio indivíduo. Nessa interpretação, todas as partes integrantes que nos compõem e nos fazem ser únicos são representadas por partes da casa. Seguindo essa lógica, se você sonhar com casa caindo, isso indica que alguma parte essencial de você desmoronou e está levando o resto da “casa” junto.

Por esse motivo, seu subconsciente está enviando uma mensagem para você: cuide da sua mente, cuide de você mesmo. Todas as partes que nos compõem devem funcionar em harmonia para que consigamos viver de maneira plena. Por isso a necessidade de uma manutenção mental: da mesma forma que a casa precisa ser reparada de tempos em tempos, nossa mente também exige cuidado e atenção.

Pressão extrema

Numa outra perspectiva, você pode encontrar-se em uma posição desconfortável ao sonhar com casa caindo. Essa posição seria justamente a de estar dentro da casa em meio ao desmoronamento. Da mesma forma que as paredes e o teto caindo causam uma grande pressão, as responsabilidades da vida também pesam e incomodam muitas vezes, e essa pode ser a principal fonte do seu sonho.

Assim, reveja um pouco suas prioridades e, mais importante ainda, procure analisar se você dá conta de assumir tudo aquilo que se propôs. Não há problema em desistir de certos projetos que estão nos pesando e causando desconforto emocional. Lembre-se que é melhor fazer uma coisa de cada vez, sempre bem feita, do que assumir mais responsabilidades que você pode aguentar.

Necessidade de ajudar outra pessoa

Em uma última possibilidade, sonhar com casa caindo pode te remeter ao sentimento de que você deve ajudar outra pessoa que está te pedindo socorro. Essa interpretação se aplica principalmente quando você sabe de quem é a casa que está desmoronando. Preste bastante atenção nessa pessoa e em como sua relação com ela vem se dando.

Muitas vezes, pessoas que conhecemos e amamos não nos contam grandes dramas pelos quais passam, mas nosso subconsciente percebe muitos detalhes e mensagens subliminares que passam despercebidos por nós. Portanto, seja altruísta e se coloque a disposição dessa pessoa. Afinal, você pode fazer a maior diferença do mundo para alguém pelo simples fato de demonstrar que se importa.