Significado dos Sonhos

Sonhar com cactos: o que quer dizer?

Sonhar com cactos é uma temática muito simbólica em qualquer que seja o contexto. No próprio mundo desperto, a planta apresenta uma simbologia muito bonita sobre a realidade: trata-se de um ser cheio de espinhos, que pode afastar diversos outros seres em função desta “casca” dura. Por outro lado, apresenta belas flores e representa a vida em meio ao deserto, uma fonte líquida no meio dos ambientes mais improváveis.

Quando aplicado a um sonho, essas contradições são muito ricas: podem dizer respeito à sua buscam por defender-se do mundo exterior, sem se permitir revelar, afastando pessoas, muito embora essa não seja uma manifestação fiel de quem você realmente é. Em outra perspectiva, os espinhos podem ser considerados obstáculos ou armas contra você, representando algo difícil de ser superado.

Por isso, sonhar com cactos exige uma aplicação das possíveis interpretações em seu contexto de vida. Só assim você poderá associar a temática a um dos resultados a seguir:

Símbolo de auto-defesa ou busca por proteção

Ao olhar para um cacto, não há dúvidas de que se trata de uma planta resistente a qualquer animal que queira dar uma boa mordida nele. Com base nessa imagem tão tradicional. É muito comum associarmos a ideia da planta cheia de espinhos à nossa própria proteção, gerando nosso próprio sistema de defesa.

Este tipo de sonho é especialmente frequente para pessoas que são muito tímidas ou inseguras, que geram a impressão de hostilidade para evitarem o enfrentamento de seus medos de interação social. Se for um sonho frequente, interprete-o como um alerta para mudar essa perspectiva tão isoladora em sua forma de agir.

Sugestão de um ambiente inóspito

Outra característica quase imediatamente percebida ao sonhar com cactos é que um ambiente repleto deles não é exatamente convidativo. Seus espinhos tornam o local potencialmente perigoso, sugerindo que não é uma área onde você é bem-vinda.

Por isso, sonhar com lugares reais repletos de cactos sugere o seu desconforto em relação a este local, às pessoas que frequentam o ambiente e às ações que existem ali. Sonhar que seu ambiente de trabalho está repleto de cactos, por exemplo, sugere que este não é um local onde você se sente em segurança, precisando sempre dar atenção para não sofrer danos.

Algo belo que pode machucar

Se você acha cactos bonitos, existe todo o aspecto da contradição de uma planta bela, que gera uma linda flor todas as noites, mas que é tão hostil em relação aos outros seres. Ao sonhar com isso, você provavelmente está refletindo a personalidade de alguém (talvez até mesmo a sua) que esconde toda a sua beleza através de uma carapaça de hostilidade.

Dificuldade de aproximar-se das pessoas

Se você tem dificuldades de ter relações interpessoais saudáveis – como o excesso de timidez ou a fobia social – sonhar com cactos é uma maneira de refletir como você se sente em relação a estes cenários de interação.

Não utilize este sonho, no entanto, como um reforço para este tipo de comportamento. Pelo contrário: entenda que você já percebe que suas atitudes geram o afastamento, e interprete o sonho como um alerta de necessidade de mudança para uma situação melhor.

Sonhar que está comendo cactos

Não é necessário dizer que um sonho durante o qual você come cactos é um cenário muito negativo. Essa noção de quase tortura sugere que você se sente em uma situação muito desconfortável em sua vida atual. Neste caso, é necessário observar onde você está, quem são as pessoas ao seu redor, e como o cenário de desenvolve.

Se você está no trabalho, torna-se clara a sua insatisfação de trabalhar neste local, e é útil você questionar a manutenção do emprego. Também é possível sonhar que está comendo a planta junto a outras pessoas, que sugere o quão desconfortável você se sente perto delas.