Significado dos Sonhos

Sonhar com cachorro morto: qual o significado?

Sonhar com cachorro morto é o tipo de sonho que precisa ser interpretado – desde o início – em duas camadas distintas de análise. No imaginário popular, o sentimento geral de sonhar com cachorro morto está associado com a ideia de perda de alguém alegre, ou de uma certa companhia.

Essa não é, no entanto, a única maneira de interpretar o significado deste sonho – pelo contrário. Sonhar com cachorro morto é uma soma de análises: em primeiro lugar, é necessário interpretar o significado de um cão para a pessoa que sonhou. Para a maior parte das pessoas, cachorros representam a amizade, o companheirismo e a lealdade. Para várias outras, no entanto, cachorros são algo a ser temido, até mesmo inimigos, a depender do nível do medo.

Os sonhos com a morte, por sua vez, apresentam um caráter de rompimento, interrupção em relação a algo que existia até aquele momento. Pode indicar, ainda, afastamento ou superação em relação a algo.

Neste sentido, a interpretação do que significa sonhar com cachorro morto depende de combinar estes significados de acordo com o contexto pelo qual sua vida passa no momento atual. As interpretações tradicionais são, portanto, um ponto de partida para a análise que deve ser feita cuidadosamente por quem quer entender o significado de seus sonhos:

Representação de alguma traição

Se os cachorros geralmente são interpretados como os animais mais leais e fieis a seus donos, é natural compreender a imagética do cão morto como uma representação do rompimento dessas qualidades atribuídas a eles.

Em outras palavras, sonhar com cachorro morto é a quebra da própria lealdade, a representação de que você se sente traído por uma pessoa que considerava leal, até então.

Sentimento de amizade sendo afastada

Já dizia o ditado popular que “o cão é o melhor amigo do homem”. Este tipo de imagem é muito presente no pensamento popular, e a morte de um cachorro, neste sentido, é a morte de uma amizade tão preciosa. Em geral, a ideia de morte indica que não é possível resgatar essa amizade, pois se trata de um trauma definitivo.

Indicativo de solidão

Pessoas que passam por períodos de solidão ou carência de proximidade em relação a outras pessoas podem sonhar com cachorro morto como uma forma de apontar para a inexistência de alguém que faça o papel de companheirismo em sua vida.

É um sonho especialmente comum para pessoas que enxergam, nos cães, animais divertidos e interessantes. Outro cenário comum para pessoas que apresentam este tipo de sonho é recém ter passado pela perda do cão que fazia companhia para si, até então.

Ameaça que deixa de existir

Embora essa não seja a interpretação mais comum relacionada a cachorros, é possível que você enxergue no cachorro com o qual está sonhando uma ameaça. Se o cão está perseguindo você, por exemplo, e morre por algum motivo, isso indica uma ameaça que não existe mais a partir daquele momento.

Sonhos que enxergam a ameaça em um cachorro são tradicionalmente associados a pessoas que tem medo destes animais. Na maior parte das vezes, a representação de cães é positiva, e associada aos elementos de companheirismo e amizade.

Superação em relação a uma certa amizade

É possível que aideia de sonhar com cachorro morto indique que alguma amizade sua chegou ao fim. Neste caso, a ideia é baseada na compreensão de um cachorro como um ser amigável, a representação do fiel companheiro que pode ser metaforicamente traduzida em um amigo. Sua morte indica que inexistência a partir de então.

Estes sonhos são especialmente comuns para pessoas que estão passando por períodos  de afastamento e, sobretudo, para quem passou por brigas recentes com seus amigos, e sente não valer a pena recuperar essa relação.