Significado dos Sonhos

Sonhar com cachorro bravo: qual o significado?

Desagradável para todos que passam por essa situação, sonhar com cachorro bravo é uma maneira razoavelmente comum de nosso imaginário representar agressividade, descontrole e imprevisibilidade. Por ser uma imagem bastante recorrente em situações variadas, é bastante simples para nosso cérebro colocar a imagem do cão bravo em sonhos como um reflexo daquilo que ele representa para nós mesmos.

Em geral, cães são associados com companheirismo, carinhos e brincadeiras, mas sua imagem como seres bravos e agressivos são – via de regra – bastante assustadoras para nós mesmos. Sonhar com cachorro bravo pode indicar um animal que seja simplesmente agressivo, ou doente, e ambas as situações são assustadoras, pois não são tão raras as histórias de pessoas atacadas por cães que habitam nossa memória.

Por isso, sonhar com cachorro bravo pode adquirir vários significados diferentes, a depender do tipo de exposição que temos em relação a esses animais. Confira as maneiras mais típicas de sonhar com cachorro bravo, em nosso imaginário:

Símbolo de raiva descontrolada

Um cachorro bravo – especialmente aqueles acometidos pela doença da raiva – é um ser assustador. Eles tem um ímpeto irracional de agressividade, postura extremamente agressiva, e vontade imediata de atacar. Seus dentes ficam expostos, e suas intenções não parecem passíveis de nenhum tipo de mudança.

Por isso, sonhar com cachorro bravo pode ser um indicativo de que você está convivendo com alguém – ou, dependendo do caso, sentindo que você é essa pessoa – que parece ter um grande ímpeto de raiva e agressividade, em níveis tão elevados que podem ser comparados aos de um cachorro agressivo.

Representação de traição

Muito distante da imagem anterior, sonhar com cachorro bravo também pode representar uma traição. Em geral, quando pensamos em um cão, sua imagem é amistosa e divertida, sendo normalmente associada ao companheirismo e à lealdade. Quando o ser que é leal conosco torna-se bravo e ataca, isso indica uma clara traição em relação ao que era esperado dele.

Metaforicamente, isso não é tão distante daquilo que ocorre quando uma pessoa na qual confiamos muito nos trai, em qualquer que seja o aspecto. Neste caso, é comum que o cachorro sonhado seja conhecido, ou tenha traços reconhecíveis da pessoa a quem você associação a suposta traição.

Imprevisibilidade

Sonhar com cachorro bravo pode ser um indicativo de medo de imprevisibilidade em relação a algum aspecto de sua vida. É provável que você já tenha passado pela situação de chegar na casa de alguém para fazer uma visita, e essa pessoa ter um grande cachorro que você ainda não conhece. A despeito dos tradicionais avisos de “Ele não morde” ou “Ele apenas late”, a situação tende a ser de apreensão e desconfiança.

Sonhar com cachorro bravo e desconhecido pode ser uma representação direta deste tipo de situação, especificamente. Nestes casos, geralmente trata-se de um animal grande e que você ainda não conhece, e as emoções gerais deste sonho são de apreensão e medo, na maior parte das vezes. É importante observar qual o contexto no qual esse medo se desenvolve, para entender de onde o medo do imprevisível afeta você, na vida desperta.

Obstáculos inesperados

Um cão raivoso é, invariavelmente, um obstáculo. A imagem mais tradicional dessa situação é a ideia de estar caminhando pela rua quando um cão aparece latindo freneticamente para você, intensificando os latidos toda vez que você se move. Nestes casos, não há muito o que fazer senão esperar o animal desistir e aceitar que você siga em frente.

Por isso, sonhar com cachorro bravo pode indicar algum obstáculo – geralmente associado a uma pessoa visivelmente nervosa ou brava – em sua vida. É comum que você até mesmo reconheça essa pessoa em questão naquela animal, mesmo que seja apenas um cão.