Significado dos Sonhos

Sonhar com cabelo: o que quer dizer?

Sonhar com canelo pode apresentar uma série de significados, a depender de uma série de características pessoas. Há questões que devem ser consideradas na hora da análise, destacando características como: qual a importância do seu cabelo, para você? Com que frequência você muda a aparência dele? Quanto você julga o cabelo importante para sua aparência? Quanto você se importa com a forma como as pessoas julgam sua aparência?

A partir destas análises, é possível definir um caminho interpretativo para entender o que sonhar com cabelo significa na sua realidade. De maneira geral, é possível interpretar que o cabelo pode ter duas grandes simbologias:

A primeira diz respeito à importância do cabelo sobre a aparência física de alguém. Está diretamente relacionado à maneira como interpretamos a realidade. Por outro lado, o cabelo pode ter o sentido metafórico de algo que sai da nossa cabeça, em alusão a ideias e pensamentos.

Entenda quais são as principais interpretações típicas feitas a respeito de sonhos envolvendo cabelos, e seus principais elementos:

O comprimento do cabelo

Ao sonhar com cabelo, é possível que o comprimento de suas madeixas esteja diferente daquele que você mantém. Se ele estiver mais longo que o comum, é possível que funcione como uma metáfora indicando que você deveria pensar mais a respeito de um problema que tenha sido apresentado no sonho, e está fazendo parte de sua vida desperta.

Se, pelo contrário, ele estiver mais curto que o comum, é um indicativo de que talvez você esteja tomando atitudes muito impulsivas, sem a quantidade necessária de reflexão prévia.

Sonhar com cabelo sendo penteado

Quando você está escovando ou peteando o cabelo em um sonho, é possível tomar basicamente duas interpretações. A primeira, é de que você está colocando suas ideias e pensamentos no lugar, uma alusão à organização de seus pensamentos. Por outro lado, pode indicar que você está valorizando mais sua vida amorosa ao investir tempo e cuidado em sua aparência física.

É importante, ainda, dar atenção a certos aspectos do sonho, como de que forma você está tratando o cabelo: se é da maneira como normalmente faz, ou de forma completamente distinta.

Quando o cabelo está com muitos nós, essa pode ser uma metáfora de que você está com dificuldades para pensar claramente a respeito de sua vida, e que nem tudo está funcionando como deveria.

A cor dos cabelos

Outro indicativo importante ao se sonhar com cabelo é a sua coloração. Quando os fios estão coloridos de forma distitna da realidade, essa cor pode transmitir uma mensagem sobre seus pensamentos. Neste caso, é útil associar o significado das cores às suas ideias e pensamentos, no atual contexto de sua vida.

Perdendo cabelos

Sonhar que você está perdendo cabelo geralmente representa uma fobia ou insegurança social, além de possíveis sintomas de ansiedade pública. Outra interpretação para esse tipo de sonho – especialmente no caso dos homens – é o medo do envelhecimento, tipicamente associado com a perda de cabelos.

Cabelo feio e a insegurança social

Se você valoriza bastante a aparência dos seus cabelos e sonha que ele está muito feio em situações públicas, este sonho pode ser associado ao medo do constrangimento, ao sentimento de pressões sociais e de preocupações com eventos públicos. É o tipo de sensação semelhante a sonhar que você está utilizando roupas inapropriadas para uma certa ocasião – como estar com roupas de banho em um casamento, por exemplo.

Indicativos de mudança na personalidade

Sonhar com cabelo no sentido de mudar seu corte, sua cor de cabelo ou outras características essenciais dele pode indicar que você está em um processo de transição de personalidade, ou aceitando as mudanças em sua vida.