Significado dos Sonhos

Sonhar com cabelo caindo: o que quer dizer?

Ao sonhar com cabelo caindo, é possível que você precise interpretar uma série de análises possíveis a respeito do imaginário relacionado aos cabelos, em nossa sociedade. Entender o que significa sonhar com cabelo caindo exige, claramente, entender as diferentes interpretações sobre os cabelos nos sonhos.

A partir dessa interpretação, é necessário reunir sua própria perspectiva sobre o assunto e, então, contextualizar em relação aos fatos sonhados. Por isso, separamos as interpretações tradicionais a respeito do significado de cabelos em sonhos, e as formas mais típicas de se interpretar a queda de cabelos durante eles.

Saiba os possíveis significados de sonhar com cabelo caindo, e o que este sonho pode representar sobre a sua vida desperta:

Interpretações sobre o cabelo

De forma tradicional, existem basicamente dois segmentos principais sobre os quais a imagética dos cabelos atua na interpretação dos sonhos. Uma, é mais relacionada à aparência física, a influência dos cabelos sobre nossa própria imagem, e a maneira como as outras pessoas nos enxergam com base em nossos cabelos.

A outra representação é mais mais metafórica. O cabelo é algo que surge a partir da cabeça, assim como são as ideias e os pensamentos. Neste sentido mais lírico, os cabelos podem ser uma representação visual daquilo que pensamos, durante nossos sonhos. É por isso que eles podem estar pintados de cores estranhas em relação às que geralmente usamos, e também é por isso que pode existir um contexto bastante abstrato sempre que você sonhar com cabelo caindo.

A perda de ideias ou projetos

Como mencionado no tópico acima, sonhar com cabelo caindo pode estar diretamente relacionado  à interpretação de ideias ou de projetos que acabam se descolando de nós mesmos. Neste sentido, a perda de cabelos é a perda do próprio ímpeto de seguir em frente com essas ideias.

Em alguns casos, ainda, perder cabelo pode indicar que você percebe que seus pensamentos mudaram, ao longo do tempo, e que suas crenças e atitude tomara um novo rumo. Neste caso, a queda dos fios indicam a dissociação entre você e estes antigos pensamentos.

Insegurança social

Sonhar com cabelo caindo pode estar diretamente ligado à pressão social e ao medo de passar vergonha em público. Este tipo de sonho geralmente acontece com pessoas ansiosas, ou com dificuldade de interação social.

Geralmente, seu cenário envolve várias pessoas ao seu redor, e a queda de cabelo começa a acontecer progressivamente. É comum que a preocupação principal, nestes sonhos, seja justamente esconder o fato de que os fios estão caindo, pois o medo de passar vergonha é central nessa situação.

Medo de envelhecimento

Sonhar com cabelo caindo pode representar, ainda, uma outra perspectiva, que não está verdadeiramente associada com a interpretação dos cabelos. Um dos efeitos comuns do tempo sobre o corpo humano é a queda de cabelo. Justamente por isso, sonhar com cabelo caindo pode indicar sua preocupação com o avanço de sua idade.

Mais do que isso, o medo do envelhecimento é especialmente retratado quando existem consequência para essa queda no sonho, como críticas, rejeições ou humilhações. A falta de cabelos, neste caso, torna-se puramente um acessório frente à preocupação real com o envelhecimento.