Significado dos Sonhos

Sonhar com brinquedos: qual o significado?

Sonhar com brinquedos é uma das maneiras mais comuns de remeter seu imaginário a algo relacionado, em algum aspecto, à infância. Isso pode ser algo positivo, como a retomada de seus tempos de criança em um período com menores responsabilidades e maior diversão, ou algo negativo, como uma pessoa considerada infantil e não adaptada ao seu contexto.

Por outro lado, sonhar com brinquedos pode ser uma metáfora às maneiras como interpretamos um brinquedo em nossa realidade: pode dizer respeito a manipulações, provocações ou dissimulações em pessoas que “brincam” com o que acontece e com as outras pessoas ao seu redor.

Entre as principais interpretações sobre o que significa sonhar com brinquedos, pode-se destacar:

Representação de alguém com comportamento brincalhão

Não é difícil fazer uma correlação entre brinquedos e um comportamento brincalhão, e é bastante evidente a maneira como isso se correlaciona em nosso imaginário. Por isso, sonhar com brinquedos pode ser um indicativo direto para alguém que tenha um comportamento brincalhão, divertido ou, por vezes, até mesmo infantil.

Alguém brincalhão obviamente não significa alguém que brinque com objetos destinados para isso. Essa é apenas uma tradução literal que nosso inconsciente pode fazer para associar o termo ao observar o comportamento de alguém.

Comportamento infantil

Muitas vezes, sonhar com brinquedos pode ser um eufemismo ou uma maneira simples de representar que alguém – ou, até mesmo, você – apresenta um comportamento infantil. A imagem de uma criança brincando tende a ser muito forte em nosso imaginário, e é bastante fácil associar uma pessoa considerada infantil a este tipo de imagem.

Por isso, se você sonhar com alguma pessoa adulta brincando com brinquedos, isso possivelmente indica que você a percebe como alguém infantil, que não assumiu completamente a perspectiva adulta de sua vida.

Nostalgia em relação à infância

Sonhar com brinquedos pode ser simplesmente um associação em relação ao seu passado. Muitas vezes, os brinquedos são memórias muito fortes de nossas infâncias, representando períodos, sonhos, aspirações e bons momentos.

Um brinquedo pode representar todo um universo infantil construído, com seus próprios heróis, vilões, conflitos e regras paralelas, e uma nostalgia em relação a este tipo de imaginário pode representar um excesso de pressões vindas da realidade na qual você se insere agora.

Geralmente, sentir saudades de nossa infância não diz respeito apenas às brincadeiras, mas às menores responsabilidades, à leveza infantil e à falta de preocupações que necessariamente acabam com o passar do tempo.

Representação de instrumento de alguém que “brinca” com as emoções alheias

Nem sempre os brinquedos ou o ato de brincar representa algo bom. É possível que brincadeira seja um sinônimo de manipulação em vários contextos distintos. Na prática, essas situações costumam ser interpretadas com verdadeiramente negativas e cruéis, e podem ser associadas a pessoas más.

Sonhar com brinquedos pode ser uma metáfora para mostrar que você ou que alguém está brincando com as emoções de outras pessoas. Neste caso, é comum que seus brinquedos representem a personalidade ou as características daqueles que estão sofrendo com essa manipulação.

Analogia para instrumentos sexuais

Temos a tendência de reproduzir cunho sexual em linguagens mais infantis, como um eufemismo para permitir que as ações sejam a parte mais marcante de um certo momento. A ideia de “brincar” com um parceiro, ou usar “brinquedos sexuais” é muito presente em nosso vocabulário, mesmo que esses itens não sejam brinquedos propriamente ditos.

Por isso, sonhar com brinquedos pode ser uma referência metafórica a questões sexuais, e o mesmo pode ser dito a respeito de brincadeiras e jogos. É necessário compreender o contexto no qual aquele sonho se passa para avaliar se uma certa brincadeira sendo realizada pode ser interpretada como um eufemismo de nossa mente para o sexo propriamente dito.