Significado dos Sonhos

Sonhar com barro: qual o significado?

Sonhar com barro não está exatamente entre as temáticas mais comuns durante a noite, mas certamente não é algo raro no imaginário popular. O barro é, em regra, um elemento muito representativo a respeito de nossas emoções e da situação pela qual nossa vida passa em um determinado momento.

De forma simplificada, o barro nada mais é do que a água com uma gigantesca concentração de terra. Se você costuma se interessar pelo estudo do significado dos sonhos, é provável que já saiba que a água costuma representar nossas emoções durante um momento da vida, e o fato de estar suja ou escurecida costuma indicar tristeza, confusão ou falta de clareza em nossos sentimentos.

Tratando o significado de sonhar com barro a partir dessa perspectiva, é possível dizer que o material é a água mais turva que se pode conceber. No entanto, deve-se considerar que o barro não necessariamente é considerado algo sujo, e pode ter diversas interpretações para seu contato com a líquido.

Entenda quais são as principais interpretações utilizadas para explicar o que significa sonhar com barro:

Confusão ou falta de clareza

Nada pode ser visto com facilidade através do barro. Além disso, o fato de ser associado com bagunças e falta de cuidado torna seu aspecto de confusão e falta de clareza ainda mais forte. Isso significa que, além de não pode enxergar através dele, você não espera que um local organizado esteja sujo com barro.

Por isso, essa imagética é bastante comum em momentos nos quais você sente certa confusão ou dificuldade de enxergar as coisas como elas efetivamente são, na realidade. Nesta perspectiva, o barro é um elemento dificultador, assim como um indicativo de bagunça e negligência.

Dificuldade de fluidez emocional

O barro aumenta a densidade da água, tornando-a menos fluida e líquida. O barro tem dificuldade de escoar e, dependendo das condições às quais é exposta, pode secar e dificilmente movimentar-se novamente.

Por isso, sua imagem costuma ser bastante associada com a ideia de rigidez emocional, ou simplesmente de dificuldade de deixar seus sentimentos fluírem e tomarem o espaço necessário em sua vida.

Sentimentos de culpa

O barro pode ser considerado algo sujo, algo que não é desejado em nossas roupas, nossas cassas ou sobre nós. É aquilo que rejeitamos e aquilo que tentamos limpar, quando aparece em algum local. Este é o tipo de imagética tipicamente relacionado à culpa e a outros sentimentos que percebemos a necessidade de purificar.

Emoções muito afetadas pela realidade

Em alguns casos, sonhar com barro diz mais respeito sobre os elementos que o formam, do que à natureza do barro em si. Se o barro consiste, basicamente, de água e terra em conjunto, é natural considerar que este sonho é a reunião dos dois elementos.

Enquanto a água é associada ao inconsciente e às emoções, a terra costuma ser associada à realidade, ao mundo físico e dos fatos. A presença da terra em algo concentração na água indica uma dificuldade sua de separar estes dois mundos, que acabam afetando um ao outro ao ponto de parecerem ser uma coisa só.

Estar sujo de barro em situação inapropriada

Em alguns casos, este tipo de sonho está associado com a ideia de estar sujo – ou com as roupas sujas – de barro em uma situação que simplesmente não deveria acontecer este problema. Nestes casos, o barro tende a representar algo sujo, uma marca perceptível por todas as outras pessoas que é exposta a seu respeito.

Em geral, sonhar com barro neste contexto é algo associado à ideia de culpa, de preocupação que algum segredo íntimo seja revelado, e que as pessoas percebam essa situação como algo sobre o que você deveria sentir vergonha.