Significado dos Sonhos

Sonhar com barco: o que quer dizer?

Sonhar com barco é uma maneira muito interessante de fazer uma referência a caminhos e destinos em sua vida. Todo sonho relacionado a meios de transporte tende a tratar do caminho que você segue ou de seu futuro. A diferença em relação aos barcos, no entanto, é que não existe uma estrada estabelecida, e sua ação ocorre sobre as águas.

Essa é, aliás, uma característica central deste tipo de sonho: a água representa, tradicionalmente, nossas emoções. Sonhar com um barco pode ser uma referência a navegar sobre essas emoções, e quão bem somos capazes de executar tal atividade em nossas vidas, por exemplo.

Para entender corretamente o significado deste sonho em sua vida, no entanto, é necessário considerar os contextos nos quais você vive, bem como observar alguns aspectos bastante característicos deste sonho:

Fatores importantes ao sonhar com barco

Sempre que você sonhar com barco, é relevante considerar alguns elementos centrais deste tipo de sonho antes de tentar interpretar seu significado. Quem pilota o barco, por exemplo, é um fator decisivo: é você ou outra pessoa?

As águas sendo navegadas também importam. Elas são de algum local que você reconhece, em seu sonho, ou são totalmente desconhecidas? O fato de a água estar limpa ou suja também é absolutamente relevante, pois determina o estado de suas emoções durante o sonho. O mesmo também pode ser dito a respeito do quão calma ou agitada essa água está, no momento.

Ilustração do seu controle sobre seus sentimentos

Um dos significados mais tradicionais para este tipo de sonho é a representação de navegar sobre seus próprio sentimentos – especialmente no que diz respeito ao controle sobre este navegar.

Se você controla o barco e sabe para onde está indo, essa é uma indicação de que tem tudo sob controle. Se, por outro lado, é apenas um passageiro e outra pessoa controla a direção, pode ser uma alegoria para a falta de controle sobre os aspectos de sua própria vida. Quando você sente estar sozinha no barco, mas não sabe para onde vai, isso pode indicar confusão em relação ao seu estado emocional atual.

Desejo de explorar seu inconsciente

Alguém que navega sobre as águas é alguém que deseja conhecer mais a respeito delas. Se as águas representam o inconsciente e os nossos sentimentos, o fato de você sonhar com barco como algo que deseja controlar e alcançar pode ser um indicativo de que sente necessidade de explorar mais suas próprias emoções e crenças.

Este tipo de desejo pode surgir em um momento de restabelecimento de relacionamentos, ou até mesmo de tentativa de retomar algumas memórias de seu passado. Geralmente, este tipo de sonho mais aventureiro em relação às próprias emoções surge em um contexto de auto-confiança elevada.

Os diferentes tipos de barco

Os tipos de barco que fazem parte de seu sonho também são bastante relevantes para a interpretação de seu significado. Sonhar com um barco a vela, por exemplo, indica que você depende basicamente do vento – ou seja, das forças externas – para tomar os rumos de sua vida.

Sonhar que você está em uma pequena canoa ou caiaque, por sua vez, indica que você só depende de sua própria força para seguir em frente. Estar sem canoa, neste caso, pode representar uma insegurança em relação à forma de tomar essa atitude. Um grande barco, cheio de pessoas, ou à espera delas, geralmente indica que você não quer seguir em frente sem as companhias corretas.