Significado dos Sonhos

Sonhar com barba: o que quer dizer?

Sonhar com barba é um sonho bastante característico – especialmente para homens a partir de sua puberdade, é claro. Isso porque, em geral, a barba possui alguns aspectos simbólicos tradicionais, como a sabedoria, a masculinidade e a maturidade pessoal.

Isso não significa dizer, é claro, que mulheres não sonhem com barba. Neste caso, no entanto, é preciso transportar os aspectos simbólicos para a sua própria realidade, de acordo com a maneira como ela enxerga e avalia uma barba.

Por isso, além das interpretações a seguir sobre o significado de sonhar com barba, é importante considerar quais delas estão de acordo com a maneira como você enxergar os pelos faciais. Confira quais são as principais intepretações sobre o assunto, e considere quais delas estão mais adequadas à maneira como você enxerga barbas:

Símbolo de conhecimento, sabedoria

Tradicionalmente, utiliza-se a barba como uma representação típica da sabedoria, do conhecimento e das qualidades que o tempo imprime nas pessoas. Não é à toa, por exemplo, que as principais representações de sábios, magos e, até mesmo, de divindades antigas do sexo masculino eram representadas – em sua grande maioria – com barba.

Neste sentido, os pelos faciais representam a sapiência paternal, o conhecimento que é adquirido com a vivência – esta, por sua vez, representada através da barba longa e, não raras vezes, grisalha. Por isso, é bastante comum que sonhar com barba seja um reflexo dessa perspectiva inserida a tanto tempo na interpretação social a respeito do conhecimento.

Representação da maturidade

Não é necessário explicar longamente os motivos pelos quais sonhar com barba pode ser uma representação da maturidade individual. Isso porque a barba é justamente um dos principais elementos que marcam a maturidade masculina, no processo de transformação de um menino em um homem.

Metaforicamente, é claro, essa maturidade não precisa apresentar um caráter biológico. Alguém com barba em seu sonho indica alguém que você considere psicologicamente maduro – alguém com capacidade de expressar sua maturidade através de seus atos e conhecimentos.

Algo que você queira esconder sobre você

Se você está utilizando uma grande barba em seu sonho – e não o faz na vida real – é possível que sua representação adquira um caráter distinto das questões de sabedoria e maturidade normalmente atribuídas ao “adereço” facial.

As barbas também podem ser utilizadas como uma maneira de esconder certos aspectos de seu rosto – e metaforicamente – partes suas que você não gostaria que fossem descobertas pelo mundo externo. É o caso, por exemplo, de utilizar sua barba para fingir ser alguém que você não é – isso indica que há certos aspectos seus que fazem com que as pessoas rejeitem você.

Sugestões sobre a masculinidade

Outro aspecto bastante associado aos pelos faciais é, por óbvio, a masculinidade. A barba é uma das representações mais características a respeito do assunto, por indicar um homem em sua forma já adulta.

Se você é um adolescente do sexo masculino, sonhar com barba pode indicar seu desejo de tornar-se adulto o quanto antes. Se você é um homem adulto, isso pode dizer respeito às suas responsabilidades e às cobranças que existem sobre você. Por outro lado, se você é uma mulher que costuma sonhar com barba, isso pode ser uma referência a situações que você tipicamente interpreta como masculinas que ocorrem em sua vida.

Algum traço de sua personalidade que está surgindo

Outra possível interpretações sobre sonhar com barba é perceber, nos pelos faciais, a representação de alguma característica que você costume associar a eles. Se você considera que a barba indica maturidade ou sabedoria, sonhar com ela sugere que você está adquirindo essas características como traços sua personalidade, por exemplo.