Significado dos Sonhos

Sonhar com banana: o que significa?

Sonhar com banana pode ter uma série de interpretações distintas – obviamente, cada uma delas depende das referências de cada indivíduo em relação à fruta. Para alguns, bananas podem representar uma ótima forma de iniciar o dia. Para outros, trata-se de um um arqui-inimigo do mundo das frutas desde a mais tenra infância. Para outras pessoas, ainda, sonhar com banana pode ter temáticas mais adultas – como uma representação fálica, por exemplo.

Por isso, interpretar o significado deste sonho depende essencialmente da maneira como as pessoas enxergam as bananas em seu contexto de vida: se é algo que agrada seu paladar ou não, se existem pratos de sua infância que despertam momentos nostálgicos relacionados com a fruta e etc.

A partir destas análises contextuais que levam você a entender as possíveis interpretações do sonho, é possível utilizar as simbologias tradicionais dessa fruta em nosso imaginário para compreender o significado definitivo do que essa narrativa representou durante a noite.

Referências fálicas ou à energia sexual masculina

Não é difícil imaginar o motivo pelo qual bananas são associadas ao pênis dos homens. Seu formato fálico torna a associação natural, e é até mesmo comum que algumas aulas de educação sexual utilizem a fruta como base para a representação do falo

Relacionado a este tipo de interpretação, é conveniente considerar as caraterísticas internas do sonho: uma banana muito madura, por exemplo, perde sua firmeza e seu vigor, podendo ser uma metáfora para algum relação sexual frustrada. Essa referência a impotência é comum tanto em homens, quanto em mulheres, quando seu próprio órgão ou o órgão do parceiro teve dificuldades de enrijecimento.

Relação alimentar

A despeito de ser uma fruta tão comum em nosso cotidiano, a banana nem sempre é consumida com a frequência desejável pelas pessoas. Essa é, aliás, uma falha alimentar comum para quase todas as frutas, vindo dos hábitos de boa parte da população.

Por isso, para muitas pessoas que compreendem que seus hábitos alimentares estão longe de serem saudáveis, a banana é a associação mais óbvia com frutas, podendo tornar-se a temática do sonho rapidamente como um aviso de que sua alimentação precisar se melhor equilibrada, de forma geral.

Memórias nostálgicas

Bananada, balas de banana, bananas secas e tantos outros doces podem associar memórias infantis às bananas. Para muitas pessoas a fruta representa, ainda, a bananeira que havia no quintal de alguma casa que remonta sua infância, em uma representação de nostalgia tipicamente associada a alimentos inseridos há muito tempo na cultura local. Embora essa não seja a forma mais comum para alguém sonhar com banana, é possível que nostalgia seja a responsável pela temática.

Cachos de banana

Quando sonhar com banana significa sonhar com cachos – especialmente grandes cachos de banana – é possível que o significado da fruta tenha menos valor do que sua representação simbólica como um coletivo.

Em outras palavras, sonhar com cachos de banana inteiros faça uma referência a grupos – como na associação com trabalhos em grupo, ou de que você precisa  de mais pessoas para alcançar um certo objetivo.

Descascar uma banana durante o sonho

Descascar uma banana durante o seu sonho é outra atividade que possui um forte poder simbológico. Na natureza, a banana é uma fruta razoavelmente frágil, protegida por uma grossa casca, difícil de abrir e de morder de maneira precisa.

Essa pode ser uma referência ao seu próprio interior e às características emocionais, em uma percepção de que você ou outra pessoa possui um interior doce, mas existe uma grossa proteção externa que evita que as pessoas percebam. Se a metáfora for relacionada a você, é útil considerar quem está descascando a banana, e quais são seu sentimentos em relação a essa exposição metafórica.