Significado dos Sonhos

Sonhar com banana madura: qual o significado?

Sonhar com banana madura é um tipo de temática que exige uma profunda contextualização do seu atual momento de vida em relação ao que é apresentado no sonho. Isso porque o significado de uma banana pode ir desde questões alimentares, até memórias de infância, questões financeiras e a sexualidade masculina.

Para a psicanálise clássica, é claro, a banana é um símbolo fálico, e permite interpretações sobre sua própria vida sexual. Caso essa não seja uma preocupação atual em sua vida, no entanto, a banana permite reflexões sobre sua alimentação e sobre as oportunidades que são apresentadas em sua vida como coisas banais, mas que devem ser aproveitadas no momento certo.

Por isso, recomenda-se ler todas as possíveis interpretações a seguir e avaliar quais delas são mais coerentes de acordo com o seu atual estado de vida, suas preocupações e as emoções que atualmente predominam em sua vida:

Referências fálicas ou à energia sexual masculina

Embora as interpretações tradicionais da psicanálise nos modelos mais antigos não estejam mais tão em voga quanto já estiveram no passado, ainda é necessário considerar tais simbologias como parte do conjunto de interpretações válidas para um cero sonho.

Neste caso, sonhar com banana madura pode ser uma óbvia referência ao pênis masculino – especialmente quando sugerindo seu pertencimento a uma pessoa mais velha, possivelmente com um tom de disfunção aparente em função do aspecto “passado” da fruta.

Reflexões sobre sua própria alimentação

Fugindo totalmente das análises relacionadas à simbologia fálica, é possível que sonhar com banana madura diga respeito à maneira como você se alimenta, sugerindo que é necessário comer mais frutas e menos alimentos que sejam prejudiciais para sua saúde.

Se a fruta já estiver madura demais para ser consumida, pode-se interpretar uma sugestão de que seus hábitos são tão ruins, que você pensa já ser tarde demais para conseguir recuperar sua saúde por completo.

Memórias nostálgicas

Para muitas pessoas, sonhar com banana madura permite a lembrança de algum momento da infância em um quintal com bananeiras ou, até mesmo, em relação a algum doce feito por familiares que utilizava as bananas maduras para aproveitar sua doçura ao máximo.

Se você possui alguma referência de seu passado a essas frutas maduras, um sonho com essa temática provavelmente sugere o quanto você gostaria de voltar para aquele período, ou retomar o convívio com pessoas que já se foram desde então.

Este tipo de sonho é especialmente comum quando referencia uma época de sua vida na qual as cobranças e exigências eram menores, contrastando com um eventual período de estresse no trabalho em função das várias cobranças que são típicas da vida adulta.

Sonhar com cachos de banana

Sonhar com cachos de banana é sonhar com a fartura disponível em algum aspecto de sua vida. O fato de bananas estarem verdes em um cacho sugere fartura a longo prazo – como uma esperança de que seu futuro será bastante positivo.

Já a ideia de sonhar com bananas maduras em um cacho sugere que você já vive um momento de abundância, e que é necessário aproveitar esse período antes que as frutas estraguem enquanto você as guarda.

Descascar uma banana durante o sonho

Descascar uma banana pode ter várias interpretações distintas. A mais comum delas parte da expressão muito comum na língua portuguesa que referencia “descasar uma banana” como resolver um problema. Neste sentido, sonhar com banana madura que precisa ser descascada significa que você é responsável por resolver um problema delicado, que será afetado se você não for suficientemente sensível.

Sonhar com banana madura demais

Se a banana está tão madura que chegou a estragar em seu sonho, é provável que você esteja passando por um período de arrependimento ou de percepção de que algumas oportunidades foram perdidas em sua vida, indicando que sua falta de ação em relação a essas oportunidades fez com que elas “estragassem”.