Significado dos Sonhos

Sonhar com arroz cozido: qual o significado?

Sonhar com arroz cozido não é a maneira mais frequente que as pessoas geralmente apresentam para sonhar com este grão. Pode parecer um detalhe bobo, mas é bastante comum que se atribua diferentes significados para sonhar com arroz cozido e cru.

Normalmente, qualquer alimento de origem vegetal que é cru está muito mais ligado às ideias de transformação, fertilidade e criação. Isso ocorre em função da sua capacidade de brotar e gerar vida nova a partir de algo extremamente simples. A imagem do arroz cozido, por outro lado, é muito mais relacionada à ideia de nutrição, resistência e sustento – por motivos bastante óbvios.

Isso não exclui, é claro, que sonhar com arroz cozido tenha uma relação direta às definições típicas de arroz. É necessário, no entanto, levar em consideração essas novas possibilidades – especialmente porque, no caso específico do arroz, não se atribui nenhuma imagética de nutrição a ele quando cru.

Por isso, tão importante quanto recordar o fato de ter sonhado com arroz é a capacidade de lembrar quais foram os elementos adicionais e qual foi o contexto no qual seu sonho aconteceu. As possíveis interpretações deste tipo de sonho geralmente são apontadas como:

Nutrição, sobrevivência

Especialmente na rotina brasileira, o arroz é diretamente associado à ideia de nutrição, de base alimentar. Normalmente, o grão cozido é interpretado como nosso carboidrato básico das refeições, ao lado dos pães na rotina da maior parte das pessoas.

Por isso, sonhar com arroz cozido pode ser uma referência simbólica à ideia de alimentação, de estar nutrido, em um conceito abstrato, sem necessariamente tratar do grão por si só.

Neste sentido, é especialmente importante tentar avaliar se – no seu caso – o arroz cozido representa alimento de forma geral, ou especificamente é o grão. Se a resposta for a segunda opção, é provável que seu significado esteja em um dos tópicos a seguir.

Sustento familiar

Sendo um alimento tão básico na rotina alimentar brasileira, é comum que o arroz adquira um significado também atribuído ao pão ou a leite. A imagética de levar o arroz à mesa, assim como de colocar pão na mesa, é muito ligada à ideia de conseguir suprir as necessidades básicas daqueles que dependem de você.

Não conseguir entregar arroz para alguém que o pede, por outro lado, pode indicar alguma frustração pela qual você esteja passando em sua vida ou – em alguns casos – preocupações com a sua vida financeira em seus aspectos mais básicos e fundamentais.

Símbolo de fertilidade

Muito embora a ideia de sonhar com arroz cozido não seja a mais tipicamente associada à ideia de fertilidade, é impossível rejeitar essa interpretação. No caso do arroz, o fato de manter seus aspectos gerais como grão contribuem para que a mudança simbólica não seja tão grande.

Sonhar que seu cônjuge ser arroz para você pode ser, em alguns casos, um aviso de suas expectativas em relação à fertilidade – especialmente se vocês estão tentando engravidar, ou se você gostaria que isso acontecesse.

Representação de suas necessidades básicas

Outro aspecto muito típico do arroz – especialmente na sociedade brasileira – é a ideia de que ele representa aspectos muito básicos de nossa vida. Como já estamos cansados de saber, o prato típico do brasileiro é o famoso arroz com feijão, e essa concepção ajuda a posicionar o arroz como algo muito básico de nossas vidas.

Por isso, não conseguir comer arroz quando você quer, ou ter alguém rejeitando um prato com arroz cozido para você pode indicar que você está negligenciando ou sendo privado (a) de coisas muito básicas em sua vida.

Isso não quer dizer que essa negligência tenha um caráter necessariamente alimentar, apenas um caráter de necessidade muito básica e fundamental. É importante dar atenção a quem está atrapalhando seu acesso a este alimento, e em que circunstância o problema aconteceu. Assim você poderá relacionar o episódio sonhado a sua vida desperta.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Add Comment

Clique aqui para postar um comentário