Significado dos Sonhos

Sonhar com areia: o que quer dizer?

Sonhar com areia é uma representação bastante característica da relação entre nossas emoções e o mundo físico e consciente com o qual vivemos. Além disso, este tipo de sonho pode levantar outras simbologias tipicamente associadas à areia, como é o caso das imagens de caminho, dor ou deserto.

Em função dessa variedade semântica, é extremamente indicado utilizar as interpretações tradicionais de forma conjunta a uma análise de quais aspectos relevantes de sua vida acontecem durante o período sobre o qual você sonha.

Saiba quais são as principais análises tradicionalmente associadas à ideia de sonhar com areia, e o que este tipo de sonho pode indicar a respeito de seu estado emocional e psicológico:

Representação de passagem do tempo

Embora este já não seja o uso mais comum da areia há muito tempo, sonhar com ela pode ser uma representação tipicamente associada à imagética de uma ampulheta. A ampulheta é um antigo instrumento de medição temporal, que utiliza a areia como mensurador da passagem de acordo com a quantidade presente em cada lado do recipiente.

Pode indicar medos ou preocupações em relação à passagem deste tempo em seus mais diversos aspectos – medo do envelhecimento, medo de perder prazos ou sensação de que algo importante está acabando está entre as principais motivações.

Mudanças de perspectiva ou atitude

A areia é um material que representa o mundo consciente, mas – assim como a água – é altamente influenciável por vários fatores externos, especialmente o vento. Locais com grandes concentrações de areia são conhecidos por mudarem completamente em apenas algumas horas em função das mudanças causadas pela ação natural do vento.

Por isso, é bastante possível que sonhar com areia seja uma alusão a este comportamento, relacionando-se com alguma mudança frequente que existe em sua vida. Este tipo de sonho é especialmente comum para pessoas que convivem com locais com bastante areia e podem observar com frequência tal característica.

Indicativo de instabilidade na fundação de algo

Assim como construções físicas do mundo desperto que são feitas sobre a areia tendem a ser instáveis, pensamentos, ideias, ações e crenças construídas sobre uma areia metafórica, representada pelo elemento em nossos sonhos, tende a apresentar dificuldades de se sustentar por um tempo mais longo.

O inevitável resultado disso é a incerteza de que tão aspectos sejam confiáveis ou estáveis o suficiente para serem mantidos ao longo de sua vida. Este é um sonho recorrente para pessoas que sentem insegurança a respeito de algo importante, especialmente quando sabem que baseiam essa coisa em alguma mentira ou sistema enganoso.

Incertezas sobre o caminho a percorrer

Muitas vezes, sonhar com areia indica uma dificuldade de seguir em frente. Embora não seja difícil caminhar sobre a areia, na maior parte das vezes, é impossível dizer qual o melhor caminho para seguir por ela sem efetivamente o atravessar.

Este aspecto de incerteza pode ser refletido durante um sonho como uma metáfora para quem consegue vislumbrar suas possibilidades futuras, mas não tem certeza a respeito da solidez delas. É um tipo de insegurança comum para pessoas jovens, ou para quem passa por algum tipo de transição delicada na vida.