Significado dos Sonhos

Sonhar com amigo: o que significa?

Sonhar com amigo é o tipo de temática que simplesmente não pode ser interpretada sem uma correta associação das situações pelas quais você passa em sua vida e, sobretudo, sem uma análise de como você se sente em relação às suas amizades atuais.

Este tipo de sonho costuma a acontecer em duas representações distintas: a primeira, e mais comum, é sonhar com amigo em uma reprodução da realidade – ou seja, a pessoa com quem você sonha faz ou fez parte da sua vida. Outra representação é mais abstrata e incomum: sonhar com a amizade de alguém que você não conhece – uma pessoa genérica inventada por usa cabeça para referenciar a ideia de um amigo, mas sem tratar de alguém especificamente.

Além disso, é claro, é necessário considerar eventuais conflitos e situações pelas quais você passou recentemente, ou momento de lembranças em relação a amigos antigos. Isso ajudará a compreender quais das interpretações a seguir são mais prováveis como uma explicação do significado do seu sonho.

Representação sobre como você se sente em relação a seus amigos

Muitas vezes, sonhar com um outro amigo nada mais é do que a representação a sua rotina com esses amigos. Em geral, estes sonhos são mais frequentes na medida em que você costuma conviver com estas pessoas. Isso faz com que a referência se torne muito natural para o cérebro, levando você a considerar estes amigos parte constante de sua realidade.

Isso não significa que este tipo de sonho seja vazio em significado, no entanto. É possível quem, em meio às ações mostradas durante o sonho, seu inconsciente esteja mandando recados sobre a forma como você se sente em relação a essas amizades e, até mesmo, sobre os sentimentos que você tem em relação a essas pessoas.

Alegorias sobre quem você é

Nossas amizades costumam refletir, em grande medida, nossa personalidade e quem somos. É há um gigantesco esforço imaginativo, no entanto, para nossa mente ilustrar a nós mesmos e poder fazer uma análise sobre isso. Uma alternativa muito mais fácil é poder refletir características, traços e aspectos que nos dizem respeito em ações de amigos.

Nestas oportunidades, sonhar com amigo é, na verdade, um sonho sobre nós mesmos, quem somos, nossos desejos e medos. Trata-se de uma importante visão sobre o que precisa ser mantido ou mudado em nossa personalidade.

Indicativo de um certo traço

Em alguns casos, nossos amigos são referência fáceis sobre coisas que acontecem em nosso redor. Exemplo típico disso é sonhar com algum amigo que sempre esteja estressado ou irritado e que – durante o sonho – parece não sair de perto de você nunca. A interpretação mais provável, neste caso, não está relacionada com essa pessoa, mas com a característica do estresse e da irritação.

Em outras palavras, este é um sonho que utiliza a pessoa com certos traços para exemplificar aquela característica em sua vida. Neste caso, você provavelmente sente irritação ou estresse em relação a algo, possivelmente sem nenhuma correlação com o amigo que protagoniza o sonho.

Sentimento de necessidade de apoio

Amigos são, em regra, pessoas que apoiam você em momentos difíceis, e pessoas para quem você costuma recorrer quando precisa de ajuda. Por isso, sonhar com amigo pode ser uma mensagem de seu inconsciente de que você precisa de apoio em relação a algo importante de sua vida.

Se este for o caso, é útil pensar qual é a ajuda que você está solicitando no momento, e, sobretudo, qual o problema que exige apoio de outras pessoas. Muitas vezes, este problema é apresentado através de elementos adicionais do mesmo sonho. Trata-se de uma temática especialmente comum para quem está passando por momentos complicados ou solitários.