Significado dos Sonhos

Sonhar com amigas: o que significa?

Sonhar com amigas é o tipo de temática que não pode ser interpretada de uma forma geral, sem levar em consideração quais são suas principais relações de amizade, como você se sente em relação a essas pessoas e – sobretudo – como foram os episódios recentes mais marcantes que você viveu com essas amigas.

Isso ocorre porque a representação tradicional de amigas, em nosso imaginário, é a de pessoas que fazem o papel de suporte, de apoio para as dificuldades e de partilha de momentos felizes. Por isso, a maneira como essas pessoas cumprem este “papel” em nosso sonho pode determinar como nos sentimos em relação ao apoio e à sensação de pertencimento durante o momento atual de nossas vidas. Pode-se interpretar, neste sentido, que sonhar com amigas significa:

Características suas percebidas em outras pessoas

Uma das interpretações mais comuns a respeito de amigos e amigas em nossos sonhos, é a ideia de que nossos amigos representam partes de quem nós próprios somos. Neste sentido, sonhar com amigas é uma forma que nosso inconsciente encontra de permitir que você reflita sobre você mesmo e sobre o seu próprio comportamento.

Trata-se, neste sentido, de uma espécie de auto avaliação, durante a qual cada pessoa representa uma característica principal que pode ser, também, sua. Quando duas amigas estão em conflito, é provável que você enxergue que essas duas características suas estão conflitando em relação a um certo episódio de sua vida, por exemplo.

Sonhar com amigas traindo você

Ao sonhar que algumas amigas estão traindo você – sobretudo quando agem pelas suas costas – seu sonho pode ser interpretado a partir de duas perspectivas distintas. A primeira é a do medo e da insegurança que você sente de que as pessoas ao seu redor prejudiquem você sem que você consiga perceber.

A outra perspectiva é a da sensação da falta de apoio e companheirismo que você sente em sua própria vida em relação a essas amigas. Normalmente, este tipo de sonho acontece quando você já está frustrada com alguns comportamentos dessas pessoas.

Sonhar com amigas que ajudam você a resolver seus problemas

Quando, ao contrário do exemplo anterior, suas amigas auxiliam você na resolução de alguma questão relevante em sua vida, é provável que a interpretação também seja oposta. Neste caso, sonhar com amigas é uma reflexão sobre o quanto elas são importantes para você, e apoiam seus objetivos e conquistas mais importantes, a despeito de qualquer dificuldade.

As pessoas presentes neste tipo de sonho normalmente representam aquelas em quem você mais confia e de quem você mais sente reciprocidade nesta sensação de suporte e apoio mútuo.

Sonhar que não consegue encontrar suas amigas em um momento de necessidade

Quando você precisa muito de alguém, mas todas as pessoas que poderiam ajudar parecem ter simplesmente sumido da face da terra, sonhar com amigas pode ser uma representação da solidão, do abandona e da sensação de que ninguém parece estar disposto a ajudar você quando mais é necessário.

Por vezes, sonhar com amigas neste contexto pode ser um reflexo de algum episódio recente em que você precisava de alguma ajuda, mas não recebeu. Em alguns outros casos, este tipo de sonho pode ser um reflexo da sensação geral da falta de confiança que você sente em relação às suas amizades.

Sonhar que está vendo amigas que não são suas

Quando você sonha que outras pessoas estão encontrando suas próprias amigas enquanto você está sozinha, há uma clara representação de que outras pessoas tem o suporte que falta em sua vida. Este tipo de temática se soma à interpretação anterior, agravando ainda mais a sensação de que você está sozinha quando mais precisa, enquanto as outras pessoas parecem encontrar o apoio esperado de suas amizades.