Significado dos Sonhos

Sonhar com altura e medo de cair: o que significa?

Sonhar com altura e medo de cair é algo bastante característico para a representação de inseguranças e riscos corridos durante a sua vida. Obviamente, este tipo de sonho é muito mais comum e eficiente em sua mensagem quando você efetivamente sofre de medo de altura em sua vida desperta. Caso contrário, sonhar com altura e medo de cair está mais relacionado a inseguranças momentâneas, puramente contextuais.

Tenha você medo de altura ou não, é necessário adequar a interpretação aos eventos que ocorrem durante o seu sonho: sonhar com altura e medo de cair pode ter um significado muito diferente se ocorre sem um motivo aparente (como um medo irracional da altura), ou se ocorre de maneira coerente.

Além disso, é importante adequar o sonho ao momento de sua vida. A altura pode ser associada ao sucesso, a alcançar conquistas consideradas muito grandes. Em outros casos, sonhar com altura e medo de cair é simplesmente o reflexo de uma posição de risco.

Com base nas várias possibilidades discutidas, é possível interpretar sonhar com altura e medo de cair de várias formas distintas. Entre elas, destacam-se:

Medo de perder suas conquistas

Só pode machucar-se de verdade ao cair aquele que já está a uma altura considerável. Metaforicamente, subir significa conquistar coisas – alcançar objetivos cada vez mais altos. Neste sentido, sonhar com altura e medo de cair pode ser uma representação do medo que a altura causa de uma forma não física: o medo de voltar para os locais mais baixos depois de ter conquistado tanta coisa em sua vida.

Em outras palavras, trata-se do medo de perder aquilo que você conquistou com tanto esforço. É, em outras palavras, uma representação do medo de que a altura não seja apenas um local de destaque, mas um local de constantes preocupações para não perder o que já foi conquistado.

Sensação de insegurança em seu atual estado de vida

Não á dúvidas de que o principal sentimento deixado pela ideia de altura arriscada é o medo de cair. Essa é uma sensação de segurança em relação à situação atual de sua vida, podendo dizer respeito ao medo de perder o seu emprego, de acabar um relacionamento importante em sua vida ou, até mesmo, de que seu estado atual seja apenas temporário, e que tudo de bom em sua vida acabará em breve.

Trata-se de uma insegurança razoavelmente comum, mas é importante não dar prioridade a ela em seus sentimentos. Este tipo de pessimismo é útil para manter você em estado de atenção, mas não deve servir para causar ansiedade em sua vida.

Medo de que suas bases não sejam sólidas o suficiente

Uma das preocupações que geram o medo da altura é a falta de confiança no caminho que você está percorrendo. Se você sonha com este tipo de temática, é provável que perceba que o caminho que você percorre é muito instável, e tem medo de que – a qualquer momento – sua vida seja abalada por essa falta de estrutura.

Sensação de que seus medos atrapalham o seu crescimento

Se você sonhar com altura e medo de cair de forma muito frequente a ponto de não conseguir enfrentar alguns desafios em sua vida, é provável que a temática trate dos problemas que esse medo excessivo causa para você.

Um pouco de cautela é sempre útil para evitar erros e irresponsabilidades. Quando o medo se torna excessivo, no entanto, é provável que ele esteja privando você de várias oportunidades que poderiam ser muito importantes em sua vida. Neste caso, o sonho pode ser um alerta inconsciente do tipo de problemas que este medo causa em você, atualmente.