Significado dos Sonhos

Sonhar com alecrim: o que quer dizer?

Sonhar com alecrim é aquele tipo bastante característico de temática que está longe de ser comum, mas apresenta uma simbologia extremamente rica e significativa. Temperos possuem uma habilidade muito interessante de ficarem marcados em nossas memórias por anos, e sua lembrança costuma ser retomada quando algo nos remete ao período.

Sensação nostálgica relacionada a este tempero

Temperos costumam despertar com certa frequência memórias olfativas e gustativas a respeito de um certo episódio ou período em nossas vidas. Sonhar com alecrim, em especial, é uma oportunidade bastante característica para este tipo de situação.

Neste sentido, sonhar com alecrim pode ser uma referência direta às suas memórias deste período ou deste episódio, como uma nostalgia de retornar aquele momento que é tão importante para você.

Algo que precisa de mais sabor em sua vida

Sonhar com alecrim, sal, pimenta e outros temperos é uma maneira de referenciar a sua busca por algo que tenha mais graça, algo com “mais sabor”, em sua vida. Embora o sabor seja algo ligado à alimentação, nossa língua utiliza a expressão como uma figura de linguagem para referenciar coisas que nos interessam, coisas que não são simplesmente comuns.

Se você costuma sonhar bastante com essas temáticas, é provável que seu subconsciente esteja sugerindo a importância de buscar novas emoções e sensações que estimulem você. É bastante provável que você esteja vivendo uma rotina razoavelmente entediante, e seu inconsciente claramente não está satisfeito com a situação.

Uma pessoa “sem tempero”

Por vezes, sonhar com temperos dos mais diferentes tipos em associação a uma pessoa pode ser uma referência a uma das expressões da língua portuguesa utilizadas para definir uma pessoa sem graça, ou que não chame a atenção. Trata-se da ideia de falar de alguém que não tem tempero o suficiente.

Sonhar com alecrim, neste caso, é um processo de reflexão interno a respeito daquela pessoa. Normalmente, isso acontece logo depois que você convive com alguém por um certo período de tempo, e não está plenamente convencido a respeito do quanto essa pessoa é agradável para você.

Lembrança de um local em que havia alecrim

Em tempos cada vez mais urbanos e mais afastados de características rurais e ligadas à terra, torna-se cada vez mais comum uma espécie de afastamento da vida atual de itens, plantas e animais que eram razoavelmente comuns em nosso passado.

Se você está entre as tantas pessoas que tinham um passado bastante próximo à natureza, mas acabou passando para uma vida completamente urbana, em apartamentos e praticamente nenhum espaço para o cultivo de um simples tempero, é possível que sonhar com alecrim seja uma referência a um tempo ou local em que a planta estava disponível.

Normalmente, este tipo de lembrança é associado a uma questão nostálgica: a casa dos avós, dos pais ou alguma amizade de infância, onde havia algum quintal com o tempero – e seu cheiro muito marcante. Em geral, esse tipo de lembrança nostálgica acontece nos momentos da vida em que a pressão e as cobranças fazem com que você deseje querer voltar para aquele tempo menos cheio de responsabilidades.