Significado dos Sonhos

Sonhar com água suja: o que significa?

O ato de sonhar com água suja carrega uma série de simbologias subsidiárias da própria interpretação do significado da água durante nossos sonhos. A água é fluida, é uma força da natureza e um elemento essencial. Ela pode ser controlada em certa medida, mas ninguém consegue verdadeiramente manipular grandes quantidades do elemento com precisão.

Neste sentido, ela é pouco palpável: não se pode agarrar a água. Por isso, geralmente relaciona-se o elemento com nossos próprios sentimentos. Para além disso, seu uso é diretamente relacionado com as variações de nossas emoções: podem ser tranquilas ou tempestuosas, frias ou quentes e, obviamente, limpas ou sujas.

Dessa forma, sonhar com água suja geralmente é um indicativo de algum tipo de problema em relação a nossas emoções. Por padrão, a água desejável é limpa, cristalina. A água suja é aquela que não se pode beber, aquela que não limpa e aquela que indica problemas em seu entorno.

Para interpretar corretamente a questão, é necessário considerar as diferentes influências de cada pessoa no contexto onde ela vive. Confira quais são as principais interpretações a respeito de sonhar com água suja:

Sonhar com água suja como um reflexo de sua culpa

Muitas vezes, sonhar com água suja é um indicativo de que existe alguma culpa vivendo em suas emoções. Isso é especialmente comum quando, no sonho, você serve ou bebe água suja, ou quando muitas pessoas veem que você está nadando em águas contaminadas.

A sujeira na água, neste caso, representa o fato de algo ter estragado aquilo que é, via de regra, sagrado: a limpeza do elemento essencial para a vida. Trata-se de uma metáfora bastante direta sobre a sua realidade, e pode ser necessário considerar qual o seu significado frente às ações de sua vida.

Beber a água suja

Em um sonho, beber água suja significa aceitar o inaceitável. Pode representar uma série de situações distintas, mas geralmente está relacionado à pressão externa. Quando alguém oferece água suja e você se sente impelido a consumir o líquido, isso tende a demonstrar que você toma uma série de atitudes em sua vida que não gostaria de tomar em função de algum tipo de pressão externa.

O fato de você aceitar beber ou recursar-se também pode apresentar analogias em relação a resignação ou não com estes fatores externos da vida. Em outras palavras, trata-se de uma forma de interpretar a própria resistência em relação ao mundo externo.

As condições da água

É necessário considerar, também, quais são as condições da água – além do fato de estar suja. A forma como a água se revela é importante: se estiver quente, pode indicar sentimentos de raiva ou irresignação. Se estiver fria, pode indicar que que aquela tristeza está relacionada a algum tipo de distância.

O local onde a água está também é relevante. Entender se ela está em uma garrafa, um copo, uma piscina ou no mar é importante. Se você está dentro dela ou não, também indica sua relação com aquele líquido já maculado.

Limpando-se com água suja

Se você sonhar com água suja como uma tentativa de limpar-se isso pode indicar que você pensa que o seu redor possui características muito duvidosas. Quem se limpa entende que precisa melhorar sua condição, livrar-se de certas emoções que são ruins para si próprio.

A água suja como meio de limpeza, no entanto, indica que não há como ficar mais limpo, pois tudo ao seu redor está igualmente sujo. Neste sentido, pode-se fazer uma associação até mesmo com a ideia de impotência, com a irrelevância do indivíduo frente ao todo. Trata-se de uma forma especialmente comum do sonho para aquelas pessoas que são um pouco mais inseguras.