Significado dos Sonhos

Sonhar com a pessoa amada: o que significa?

Sonhar com a pessoa amada é uma das temáticas mais comuns envolvendo nossos interesses românticos. É bastante comum que a associação de amor e da pessoa amada ocorra com a pessoa por quem estamos apaixonados em um certo momento da vida, o que torna necessário distinguir os sonhos que são sobre a pessoa e aqueles que são sobre o sentimento, simplesmente representados através da pessoa.

Obviamente, é necessário considerar quais são suas vivências, o contexto pelo qual você passa em sua vida desperta e, sobretudo, quais são as maneiras como você se relaciona com essa pessoa, normalmente. Entenda quais são os principais significados tradicionalmente associados a sonhar com a pessoa amada, e o que isso pode significar no seu caso:

Representação de um desejo da vida desperta

Muitas vezes, sonhar com a pessoa amada é um exercício daquilo que desejamos encontrar na pessoa em questão. Não são raras as vezes nas quais este é um sonho que reflete muito mais os nossos próprios desejos do que a pessoa que amamos em si.

Essa reflexão de desejos pode ser tanto em relação à concretização de uma aproximação com essa pessoa, quanto no sentido de encontrar características e traços que você julga importante, mas sente falta em você ou em outras pessoas com as quais convive.

Metáfora para um novo aspecto seu que parece aflorar

O sentimento de paixão por alguém não deixa de ser, em grande medida, um processo de formação de sua própria personalidade de maneiras complementares. Amar uma pessoa é uma nova etapa de auto-descobrimento, bem como um momento de percepções sobre você e seus gostos.

Em alguns casos, sonhar com a pessoa amada pode ser uma referência a esse processo de auto descoberta de forma mais intensa do que uma representação da pessoa que você ama, propriamente dita. Significa dizer, portanto, que sonhar com a pessoa amada pode ser uma maneira de pensar sobre si mesmo em novos aspectos.

Possível representação de relacionamentos que você já teve

Em alguns casos, este tipo de sonho pode ocorrer com a intenção de algum tipo de comparação entre a pessoa amada e paixões ou relacionamentos anteriores. Trata-se de algo bastante comum, que nossa cabeça faz com frequência especialmente em relacionamentos um pouco mais novos.

Reflexão sobre seus sentimentos sobre essa pessoa

Em alguns casos, o sonho pode tomar um aspecto quase literal, ao servir como uma reflexão sobre seus próprios sentimentos sobre essa pessoa. Em geral, a percepção destes significados pode ser feita de maneira bastante direta, através de como você se sentiu durante o sonho, e como foram suas experiências durante ele.

Este tipo de sonho costuma ser mais comum quando você está no início de um relacionamento, ou quando sente dúvidas a respeito do significado destes sentimentos. Nestas situações, é mais comum que passe por reflexões semi-conscientes a respeito do que sente.

Compensação de pontos negativos sobre a pessoa amada

Curiosamente, uma das maneiras mais comuns de se sonhar com a pessoa amada é imagina-la com características bastante distintas daquelas que ela efetivamente apresenta em sua vida desperta. Neste caso, trata-se de um sonho para estabelecer características que você julga que seriam importantes, mas sente não encontrar nessa pessoa. Trata-se de um sonho especialmente comum em relacionamentos já existentes, no qual a pessoa possui algum tipo de frustração.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!