Horóscopo

Os 12 signos do horóscopo chinês e suas características

Diferentemente daquilo que estamos acostumados, os 12 signos do horóscopo chinês não são baseados no período do ano no qual uma pessoa nasce, mas no ano em que ela nasceu. Assim como no caso do zodíaco, há doze signos, mas a forma de avaliar sua influência é distinta.

Os 12 signos do horóscopo chinês são baseados nos animais que teriam respondido à chamada de Buda para uma celebração. De acordo com a ordem de sua chegada, o mestre atribui uma ordem para sua influência sobre os signos.

Dessa forma, se estabelece que, a cada ano, revezam-se o rato, o boi (ou búfalo), o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cão e o porco. Esses animais sofrem a interferência dos elementos da natureza e, também, dos ascendentes, que são baseados em informações mais específicas do que o ano do nascimento.

Entenda o que cada um dos 12 signos do horóscopo chinês significam a respeito da personalidade de alguém:

O Rato

Aqueles sob o signo do rato são trabalhadores, ambiciosos, em busca de conquistas. Ao mesmo tempo, no entanto, dão muita importância à sua família e adoram seus membros. São pessoas ativas, cuidadosas e inteligentes, que gostam de ver resultados sólidos em seus esforços.

Muitas vezes, são pessoas consideradas vaidosas, que valorizam a qualidade tanto das coisas físicas, quanto de seus relacionamentos. Em geral, são pessoas que vivem de forma muito intensa as suas relações.

O Búfalo

Também chamado de Boi, este signo é um sinal de vigor, robustez e teimosia. Assim como o Rato, é uma pessoa informada e disciplinada, e seu aspecto de organização é ainda mais relevante.

Em geral, o Boi é o que mais busca a retidão das ações entre os 12 signos do horóscopo chinês, sempre atrás de avanços e de prazeres que sejam condizentes com suas próprias crenças e valores.

O Tigre

O tigre é um líder nato. Obstinado e muito capaz, é também extrovertido e imaginativo. Isso faz com que esteja sempre rodeado de pessoas que o admiram, dispostas a segui-lo, pois consegue exercer sua influência sem se impor autoritariamente.

Sempre em busca de emoções e atenção, aqueles que estão sob o signo de tigre tendem a entregar-se de maneira muito intensa às suas paixões, desejos e crenças, o que pode ser bom, mas oferece alguns riscos e aborrecimentos.

O Coelho

O Coelho é um signo perspicaz, justo e capaz de demonstrar-se impetuoso e inteligente, quando assim lhe convém. Na maior parte do tempo, no entanto, gosta de se manter reservado, dando espaço aos que buscam mais atenção, atuando apenas quando é de seu interesse.

O Dragão

O Dragão é exagerado, divertido e faz o que quer, encantando a muitos e incomodando a tantos outros. Entre os 12 signos do horóscopo chinês, é aquele mais propenso aos excessos, vivendo de um extremo ao outro de maneira constante. Por isso, pode ser extremamente agradável ou extremamente incômodo, e tende a se dar excepcionalmente bem com os amigos que faz.

A Serpente

Aquele que é regido pela serpente costuma ser uma pessoa curiosa, sempre em busca de mais conhecimento e cultura. É uma pessoa que entende do mundo material e das matérias esotéricas, tornando-a potencialmente agradável ou manipuladora. Tende a ser individualista, e prefere ser amado a amar incondicionalmente.

O Cavalo

O Cavalo é um signo de porte nobre, que gosta de liberdade e de viver novas experiências. Por isso, mescla sua lealdade e seu carinho ao desejo por liberdade e à necessidade de gastar sua energia: é ambicioso, mas capaz de ser centrado quando é necessário.

A Cabra

A cabra é amigável, afetuosa e gosta de pessoas ao seu redor, embora também apresente traços de individualidade. Em geral, é considerada um pouco frágil e, provavelmente, o mais maluco entre os 12 signos do horóscopo chinês. Esse comportamento faz com que seja uma pessoa altamente voltada às questões criativas e aos relacionamentos, embora possa mudar de ideia muito rapidamente.

O Macaco

O Macaco vive uma mescla entre a busca intelectual e a popularidade. Por isso, empolga-se com vários assuntos e ainda possui energia para aprender coisas novas a qualquer momento. Em suas atividades, utiliza-se dessas habilidades mistas para elaborar coisas novas o tempo inteiro. Na vida pessoal, tende a evitar relacionamentos longos e sérios.

O Galo

O Galo é o mais orgulhoso entre os 12 signos do horóscopo chinês. Conhece suas habilidades e não faz nenhuma questão de escondê-las. Isso pode fazer dele um pouco teimoso, complicando seu relacionamento com outras pessoas. Por outro lado, sua obstinação faz dessas pessoas leais e excelentes companheiras.

O Cão

O Cão é um símbolo de integridade e estabilidade. Suas qualidades são sempre compartilhadas com aqueles que estão ao seu redor, e possui um senso de lealdade, família e proteção muito destacados. Muitas vezes, pessoas deste signo são um pouco carentes, mas oferecem sua atenção e sua dedicação de maneira plena em troca do que desejam.

O Porco

O Porco geralmente é relacionado à ideia de generosidade, retidão e comportamento tranquilo. São conhecidos como as pessoas mais puras entre os 12 signos do horóscopo chinês, o que faz com que se tornem excelentes companheiros. São pessoas românticas e fieis, muito intensas em seu próprio relacionamento.