Horóscopo

O que é astrologia? Como ela nos afeta?

Embora a maior parte das pessoas tenha uma vaga noção sobre o que é astrologia, nem todas entendem o real significado dessa atividade. A astrologia é um estudo que engloba a análise de vários corpos celestes que estão próximos da Terra, interferindo em seu funcionamento e – sobretudo – sua influência sobre nossas vidas.

O sol, a lua, os planetas e outras estrelas que fazem parte de nossa galáxia influenciam – segundo a astrologia – nossas vidas, nossos traços e nossa personalidade, uma vez que o universo conecta-se em unidade, e corpos muito distantes podem fazer muita diferença em nossa vida cotidiana.

Desde o início da humanidade, a influência dos corpos celestes sobre nossa vida é observada por várias população e, com o tempo, os princípios que definem o que é astrologia foram cada vez mais aprimorados e sofisticados.

Entenda o que é astrologia, suas características e principais significados:

A astrologia é uma ciência?

Essa é uma das primeiras perguntas que os curiosos fazem ao tentarem compreender o que é astrologia. Considerando a ciência um estudo falseável e com caráter de reprodutibilidade em seus testes, não se pode considerar a astrologia uma ciência em sua definição mais rígida.

Trata-se, por outro lado, de uma disciplina que define suas leis na observação empírica de vários milênios e de tudo o que acontece ao nosso redor. Em outras palavras, suas regras podem ser compreendidas e conectadas com a realidade por aqueles que entendem um pouco sobre o assunto.

Como a astrologia conecta-se com o horóscopo?

Muitas pessoas ligam os conceitos de astrologia e horóscopo como se fossem uma única área do conhecimento. Na verdade, o horóscopo é uma das áreas baseadas no conhecimento astrológico, entre tantas outras atividades.

No caso do horóscopo, utiliza-se a posição de todos os astros em relação à terra no momento do nascimento de alguém para se desenvolver um mapa astral e entender suas influências sobre os traços de uma pessoa.

A astrologia acredita que a disposição destes elementos influencia em pequenos traços a respeito de nossa própria personalidade. Somados, eles definem nossa personalidade de forma mais geral.

De que forma a astrologia influencia a personalidade?

Ao entender o que é astrologia, você passa a compreender que o assunto é bastante mais complexo do que simplesmente perguntar “qual o seu signo?” e passar a dar respostas sobre a sua personalidade.

O signo que respondemos para essa pergunta é aquele sob o qual o sol se encontrava no momento de nosso nascimento – o signo solar. Trata-se de uma definição de traços dominantes de nossa personalidade.

Junto a ele, no entanto, há todos os complementos e influências que precisam ser compreendidos a partir de seu mapa astral, que reúne as diferentes camadas de complexidade a serem compreendidas. Em outras palavras, a influência dos astros sobre sua personalidade não é uma questão de saber qual o seu signo, mas saber a posição de uma série de corpos celestes em relação à terra, e quais são as influências que foram historicamente observadas destes corpos nestas posições em relação aos traços de uma pessoa.

Em outras palavras, não se sabe dizer de maneira científica de que forma a posição de um astro faz com que certo traço seja adquirido. Sabe-se, no entanto, que ao longo de milênios, pessoas que apresentam uma configuração semelhante em relação a este aspecto apresentam um certo traço estabelecido de certa forma.