Horóscopo

Horóscopo indiano e os seus signos

O horóscopo indiano, chamado de Jyotish, data de mais de seis mil anos no subcontinente indiano. Não é exatamente parecido com a astrologia ocidental, baseada nas concepções do zodíaco, mas é igualmente rica e interessante.

O horóscopo indiano é baseado no sistema sideral, o que indica que as estrelas são os principais parâmetros de indicação, enquanto o zodíaco utiliza as estações e ciclos lunares. O sistema também utiliza doze signos que causam influências sobre as ações das pessoas.

Entenda quais são os doze signos do horóscopo indiano, e quais as características trazidas por cada um deles:

Mesha

Segundo a mitologia indiana, o própria criador do universo nasceu sob a regência de Mesha. Isso demonstra as características de poder- capacidade de resolução e, claro, originalidade. Muitas vezes, são pessoas individualistas, mas gostam de cercarem-se de presenças virtuosas como elas próprias. Normalmente rejeitam a mediocridade e apreciam a qualidade e o bom gosto.

Vrishabha

No horóscopo indiano, este signo representa a obstinação e a capacidade de alcançar os objetivos mais íntimos que as pessoas nutrem para si. São pessoas pragmáticas, capazes de resolverem problemas da forma mais eficiente possível.

São pessoas orgulhosas de suas conquistas, e podem apresentar tendências a exageros diversos – especialmente em aspectos materiais, ou em relação à gula e a vícios diversos.

Mithuna

Os mithuna são os idealistas, mas não no sentido utópico: são pessoas determinadas o suficiente para organizar e cumprir seus maiores objetivos. Muitas vezes, no entanto, são indecisas quando não seguem um plenejamento. O temperamento e a sensibilidade são dois dos valores tipicamente associados a essas pessoas, mas o estresse pode ser um problema a ser cuidado com bastante atenção por essas pessoas.

Karkataka

Essas pessoas são tipicamente românticas e criativas. Na língua portuguesa, fala-se que essas pessoas “sonham acordadas”. São planejadoras liberais, e possuem a capacidade de viver cenários imaginados como se fossem a mais absoluta verdade.

São pessoas que reagem de maneira muito intensa ao que acontece em sua vida, e podem ser muito teimosas quando aquilo que desejam conflita com a situação real.

Shimha

Shimha é outra imagem de liderança no horóscopo indiano. Neste caso, no entanto, sua liderança está muito mais ligada ao comando, e não à criação – como acontece no caso de Mesha. Por isso, são relacionadas a pessoas em grandes posições de liderança, e não a pessoas que criam grandes projetos através de sua própria criatividade. São pessoas apaixonadas e determinadas, capazes de esperar pelos resultados daquilo que fazem.

Kanya

No horóscopo indiano, os regidos por Kanya são ligados à dedicação e à inteligência. São pessoas confiantes e perspicazes, e a vontade de seguir em frente é algo impossível de ser parado nelas. Muitas vezes, elas podem afogar-se na enorme quantidade de desejos que querem realizar ao mesmo tempo.

Thula

Pessoas de Thula são aquelas com um espírito revolucionário. Elas enxergam, na mudança, o potencial para melhorias, e são regidas pela vontade de ver a justiça seja realizada, sem medo de botar a “mão na massa” para que isso aconteça. Em sua luta, as pessoas deste signo são capazes de ignorar as preocupações em relação à forma como as pessoas as enxergam.

Vrishkha

Pessoas de Vrishkha apresentam a característica de introspecção e discrição. Não são exibicionistas, o que não indica que não tenham orgulho ou confiança em relação às suas próprias conquistas. São pessoas observadoras e sensíveis, com um senso de desafio elevado. Em alguns casos, no entanto, podem ser possessivas – um defeito que deve ser cuidadosamente trabalhado.

Dhanus

Os regidos por danos são os típicos indivíduos sempre de alto astral. São positivos, gostam de conversas e conhecer novas pessoas. Sentem-se à vontade com mudanças, mas são muito estressados em relação às cobranças. Por vezes, falam mais do que deveriam.

Makara

Makara é um signo de pessoas batalhadoras, mas com um alto índice de frustração quando suas batalhas dão errado. Por isso, não costumam desistir até chegarem a um resultado, mas abrem mão de seus projetos quando os resultados são negativos. São, também, pessoas muito práticas, e raramente ficam perdidas no mundo das ideias.

Khumba

Os Khumba são, no horóscopo indiano, os verdadeiros “improvisadores”. Jogo de cintura é a expressão de ordem, neste caso, e estão sempre prontos para tomarem a liderança nas situações mais improváveis. São pessoas espontâneas e apaixonadas, mas podem cometer erros ao agirem de maneira muito impulsiva.

Meena

Meena é o oposto da racionalidade e do pragmatismo. O mundo dos sentimentos é o local onde essas pessoas passam a maior parte de seu tempo, e onde colocam seus maiores esforços. São pessoas afetuosas e carentes, e gostam de sempre ter a companhia de outras pessoas.